Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, vamos estudar as fases do capitalismo, com foco no capitalismo industrial. Vamos entender como esse modelo econômico se desenvolveu e como ele impactou a sociedade e o mundo em geral. Para tornar o tema mais interessante, os alunos serão os protagonistas da aprendizagem. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e contextualizados, que possam ser facilmente identificados pelos estudantes em seu cotidiano.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e explicando a importância do estudo das fases do capitalismo. Em seguida, solicite que os alunos assistam a um vídeo curto, que apresente de forma resumida as características do capitalismo industrial.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central (capitalismo industrial) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça uma lista de palavras-chave para ajudar os alunos a estruturar o mapa. O mapa deve ser criado em grupos de 3 a 4 alunos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as conexões entre elas. Estimule a participação e o debate entre os alunos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as principais características do capitalismo industrial e como ele se desenvolveu. Forneça algumas perguntas orientadoras para ajudar na discussão.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente alguns exemplos práticos de como o capitalismo industrial se manifesta na sociedade atual, como a produção em massa, a divisão do trabalho e a exploração da mão de obra.Etapa 6 - Debate em sala
Os alunos devem participar de um debate em sala, discutindo as consequências positivas e negativas do capitalismo industrial. Estimule a participação e o debate entre os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a se aprofundar no tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo."
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Utilizar exemplos práticos e contextualizados para tornar o tema mais interessante e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação no debate em sala.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
- Cooperação e colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Estimular a participação e o debate entre os alunos.
- Fornecer exemplos práticos e contextualizados para tornar o tema mais interessante e envolvente.
- Orientar e acompanhar o trabalho dos alunos durante a criação do mapa conceitual.
- Fornecer perguntas orientadoras para ajudar na discussão em grupo.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e cooperativa.
- Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado.
- Participar do debate em sala, expondo suas ideias e argumentos.
- Refletir criticamente sobre o tema e suas consequências.