Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos estudar as fases do capitalismo, com foco no capitalismo industrial. Vamos entender como esse modelo econômico se desenvolveu e como ele impactou a sociedade e o mundo em geral. Para tornar o tema mais interessante, os alunos serão os protagonistas da aprendizagem. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e contextualizados, que possam ser facilmente identificados pelos estudantes em seu cotidiano.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e explicando a importância do estudo das fases do capitalismo. Em seguida, solicite que os alunos assistam a um vídeo curto, que apresente de forma resumida as características do capitalismo industrial.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central (capitalismo industrial) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça uma lista de palavras-chave para ajudar os alunos a estruturar o mapa. O mapa deve ser criado em grupos de 3 a 4 alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as conexões entre elas. Estimule a participação e o debate entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as principais características do capitalismo industrial e como ele se desenvolveu. Forneça algumas perguntas orientadoras para ajudar na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de como o capitalismo industrial se manifesta na sociedade atual, como a produção em massa, a divisão do trabalho e a exploração da mão de obra.

  6. Etapa 6 - Debate em sala

    Os alunos devem participar de um debate em sala, discutindo as consequências positivas e negativas do capitalismo industrial. Estimule a participação e o debate entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a se aprofundar no tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo."
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar exemplos práticos e contextualizados para tornar o tema mais interessante e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação no debate em sala.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Cooperação e colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.
  • Fornecer exemplos práticos e contextualizados para tornar o tema mais interessante e envolvente.
  • Orientar e acompanhar o trabalho dos alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Fornecer perguntas orientadoras para ajudar na discussão em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e cooperativa.
  • Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado.
  • Participar do debate em sala, expondo suas ideias e argumentos.
  • Refletir criticamente sobre o tema e suas consequências.