Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O capitalismo informacional é a fase atual do sistema econômico em que vivemos, caracterizada pela intensa utilização da tecnologia da informação e comunicação na produção e distribuição de bens e serviços. É importante que os alunos compreendam como essa fase do capitalismo se desenvolveu e quais são suas principais características, para que possam entender melhor o mundo em que vivemos. Alguns exemplos práticos do capitalismo informacional são as redes sociais, aplicativos de delivery e serviços de streaming. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template para aplicar em outros temas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema para a turma e explique as características do capitalismo informacional. Explique sobre a metodologia que será utilizada no desenvolvimento desta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Pensando em aprofundar sobre o tema, os alunos devem pesquisar e anotar as principais informações em um caderno.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Oriente os alunos a fazer um esboço do que entenderam sobre o tema, utilizando palavras-chave e desenhos. Esclareça as dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem discutir as informações que pesquisaram e selecionar as mais relevantes para criar um template de design sprint. Incentive a participação de todos e medie a discussão.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Com base nas informações selecionadas, os alunos devem criar um template de design sprint, organizando as informações em etapas e definindo as atividades de cada uma. Oriente os alunos e ajude-os a organizar as informações.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os alunos devem aplicar o template criado em outro tema, como a Revolução Industrial, por exemplo. Acompanhe a aplicação do template e avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre o capitalismo informacional;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o template criado em outras aulas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do Design Sprint;
  • Clareza e organização do template criado pelos alunos;
  • Aplicação bem-sucedida do template em outro tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar as características do capitalismo informacional;
  • Orientar e mediar a discussão entre os alunos durante a etapa de decisão;
  • Acompanhar a aplicação do template criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e anotar as principais informações;
  • Discutir em grupo as informações selecionadas e selecionar as mais relevantes;
  • Criar um template de design sprint e aplicá-lo em outro tema.