Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O capitalismo informacional é a fase atual do sistema econômico em que vivemos, caracterizada pela intensa utilização da tecnologia da informação e comunicação na produção e distribuição de bens e serviços. É importante que os alunos compreendam como essa fase do capitalismo se desenvolveu e quais são suas principais características, para que possam entender melhor o mundo em que vivemos. Alguns exemplos práticos do capitalismo informacional são as redes sociais, aplicativos de delivery e serviços de streaming. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template para aplicar em outros temas.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema para a turma e explique as características do capitalismo informacional. Explique sobre a metodologia que será utilizada no desenvolvimento desta aula.Etapa 2 - Pesquisa
Pensando em aprofundar sobre o tema, os alunos devem pesquisar e anotar as principais informações em um caderno.Etapa 3 - Esboçar
Oriente os alunos a fazer um esboço do que entenderam sobre o tema, utilizando palavras-chave e desenhos. Esclareça as dúvidas que surgirem.Etapa 4 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 5 - Decidir
Em grupo, os alunos devem discutir as informações que pesquisaram e selecionar as mais relevantes para criar um template de design sprint. Incentive a participação de todos e medie a discussão.Etapa 6 - Prototipar
Com base nas informações selecionadas, os alunos devem criar um template de design sprint, organizando as informações em etapas e definindo as atividades de cada uma. Oriente os alunos e ajude-os a organizar as informações.Etapa 7 - Testar
Os alunos devem aplicar o template criado em outro tema, como a Revolução Industrial, por exemplo. Acompanhe a aplicação do template e avalie o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre o capitalismo informacional;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o template criado em outras aulas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as etapas do Design Sprint;
- Clareza e organização do template criado pelos alunos;
- Aplicação bem-sucedida do template em outro tema.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar as características do capitalismo informacional;
- Orientar e mediar a discussão entre os alunos durante a etapa de decisão;
- Acompanhar a aplicação do template criado pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e anotar as principais informações;
- Discutir em grupo as informações selecionadas e selecionar as mais relevantes;
- Criar um template de design sprint e aplicá-lo em outro tema.