Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O capitalismo informacional é uma das fases do capitalismo que se caracteriza pela utilização da tecnologia da informação como principal recurso produtivo. É importante que os alunos compreendam como essa fase se desenvolveu e como afeta o mundo em que vivemos atualmente. Para isso, é importante apresentar exemplos práticos, como a utilização de redes sociais, aplicativos e tecnologias de comunicação que fazem parte do cotidiano dos estudantes.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema de forma contextualizada para que os alunos tenham suporte no momento de preencher o mapa de empatia e explique a metodologia Design Thinking que será desenvolvida. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue uma folha em branco para os alunos criarem o mapa de empatia.Etapa 2 - O que ele pensa e sente?
Os alunos devem preencher o campo "O que ele pensa e sente?" do mapa de empatia, levando em consideração as emoções e pensamentos das pessoas que vivem na sociedade capitalista informacional.Etapa 3 - O que ele escuta?
Os alunos devem preencher o campo "O que ele escuta?" do mapa de empatia, considerando os principais meios de comunicação utilizados na sociedade capitalista informacional.Etapa 4 - O que ele fala e faz?
Os alunos devem preencher o campo "O que ele fala e faz?" do mapa de empatia, considerando as principais atividades e comportamentos das pessoas na sociedade capitalista informacional.Etapa 5 - O que ele vê?
Os alunos devem preencher o campo "O que ele vê?" do mapa de empatia, considerando as principais imagens e símbolos presentes na sociedade capitalista informacional.Etapa 6 - Dores e Ganhos
Os alunos devem preencher os campos "Dores" e "Ganhos" do mapa de empatia, considerando os principais problemas e benefícios da sociedade capitalista informacional.Etapa 7 - Apresentação dos Mapas de Empatia
Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma e discutir as principais conclusões a que chegaram.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o desenvolvimento do capitalismo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
- Promover a reflexão sobre o papel da tecnologia na sociedade contemporânea.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade e clareza na elaboração do mapa de empatia.
- Capacidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Design Thinking.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para elaborar o mapa de empatia.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar a análise crítica sobre o tema proposto.