Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos falar sobre as fases do capitalismo, com foco no capitalismo informacional. Vamos entender como a evolução das tecnologias da informação e comunicação impactaram na economia e na sociedade. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação. A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos em atividades não lúdicas, tornando-as mais interessantes e motivadoras. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a Uber, o Airbnb e o Facebook, que são empresas que surgiram a partir do capitalismo informacional.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize, explicando o que é o capitalismo informacional e como ele se diferencia das outras fases do capitalismo. Explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação de um jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo que contemple o tema: Fases do capitalismo: capitalismo informacional.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Depois de criarem os jogos, cada grupo deverá um mapa de registro do jogo, seguindo os campos propostos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    Explique cada campo e auxilie os alunos na criação do mapa.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os alunos devem apresentar seus jogos para a turma, explicando cada campo do mapa de registro e como o jogo funciona. Avalie a criatividade e a coerência dos jogos com o tema proposto.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os jogos apresentados. Medie a discussão e estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua esta aula retomando os pontos mais importantes e reforçando a importância do capitalismo informacional na sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as fases do capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita dos alunos.
  • Reforçar a importância da tecnologia da informação e comunicação na sociedade atual.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o impacto do capitalismo informacional na sociedade e na economia.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e coerência do jogo com o tema proposto.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração na discussão em grupo.
  • Análise crítica e reflexão sobre o tema proposto.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia da gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
  • Avaliar de forma justa e imparcial os jogos apresentados.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e contribuir com ideias e reflexões.
  • Analisar criticamente os jogos apresentados pelos colegas.
  • Demonstrar compreensão e aplicação dos conceitos abordados na aula.