Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, será abordado o tema "Fases do capitalismo: capitalismo informacional". Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos práticos de como o capitalismo informacional está presente no cotidiano dos estudantes, como o uso de tecnologias, aplicativos, redes sociais e a forma como as informações são compartilhadas e consumidas. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Fases do capitalismo: capitalismo informacional" e explicando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um subtema para pesquisar e preparar argumentos para o debate.

    Os subtemas sugeridos são:

    a) Características do capitalismo informacional;

    b) Impactos do capitalismo informacional na sociedade;

    c) Desigualdades geradas pelo capitalismo informacional;

    d) Alternativas ao capitalismo informacional.


  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 5 minutos para apresentar seus argumentos e 3 minutos para réplica. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados. O grupo observador anotará os pontos positivos e negativos de cada argumento.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos apresentados e incentive a turma a refletir sobre o tema associado a metodologia utilizada.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Sugira que cada aluno faça uma autoavaliação e uma avaliação do grupo em relação ao desempenho na atividade.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Sugira uma tarefa com objetivo dos alunos aprofundarem o tema, como a elaboração de um texto ou de um projeto sobre alternativas ao capitalismo informacional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de fontes variadas.
  • Promover a reflexão sobre questões sociais e econômicas contemporâneas.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência dos argumentos.
  • Capacidade de resposta às perguntas da banca julgadora.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar e monitorar a pesquisa dos grupos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Mediar o debate e a discussão.
  • Fazer intervenções pedagógicas para aprofundar o tema e estimular a reflexão crítica.
  • Propor tarefas de casa para aprofundar o tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e preparar os argumentos em grupo.
  • Participar ativamente do debate e da discussão.
  • Fazer perguntas e avaliar os argumentos dos grupos defensor e opositor.
  • Refletir criticamente sobre o tema.
  • Fazer a autoavaliação e a avaliação do grupo em relação ao desempenho na atividade.