Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, será abordado o tema "Fases do capitalismo: capitalismo informacional". Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos práticos de como o capitalismo informacional está presente no cotidiano dos estudantes, como o uso de tecnologias, aplicativos, redes sociais e a forma como as informações são compartilhadas e consumidas. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema "Fases do capitalismo: capitalismo informacional" e explicando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo receberá um subtema para pesquisar e preparar argumentos para o debate.Os subtemas sugeridos são:
a) Características do capitalismo informacional;
b) Impactos do capitalismo informacional na sociedade;
c) Desigualdades geradas pelo capitalismo informacional;
d) Alternativas ao capitalismo informacional.
Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 5 minutos para apresentar seus argumentos e 3 minutos para réplica. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados. O grupo observador anotará os pontos positivos e negativos de cada argumento.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos argumentos apresentados e incentive a turma a refletir sobre o tema associado a metodologia utilizada.Etapa 6 - Avaliação
Sugira que cada aluno faça uma autoavaliação e uma avaliação do grupo em relação ao desempenho na atividade.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Sugira uma tarefa com objetivo dos alunos aprofundarem o tema, como a elaboração de um texto ou de um projeto sobre alternativas ao capitalismo informacional.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
- Incentivar a pesquisa e o uso de fontes variadas.
- Promover a reflexão sobre questões sociais e econômicas contemporâneas.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência dos argumentos.
- Capacidade de resposta às perguntas da banca julgadora.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar e monitorar a pesquisa dos grupos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Mediar o debate e a discussão.
- Fazer intervenções pedagógicas para aprofundar o tema e estimular a reflexão crítica.
- Propor tarefas de casa para aprofundar o tema.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e preparar os argumentos em grupo.
- Participar ativamente do debate e da discussão.
- Fazer perguntas e avaliar os argumentos dos grupos defensor e opositor.
- Refletir criticamente sobre o tema.
- Fazer a autoavaliação e a avaliação do grupo em relação ao desempenho na atividade.