Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O capitalismo informacional é uma fase do capitalismo que se caracteriza pela intensificação do uso da tecnologia da informação e da comunicação. Essa fase começou a se desenvolver na década de 1970 e se consolidou na década de 1990. O objetivo desta aula é analisar as características do capitalismo informacional e suas relações com as fases anteriores do capitalismo. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades em estações diferentes. Essa metodologia ativa permite que os alunos tenham uma participação mais ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades como a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema proposto aos alunos, contextualizando sobre a importância das empresas de tecnologia e a forma como a informação é usada para gerar lucro. Para isso, apresente um vídeo sobre o capitalismo informacional e suas características.

    Explique a metodologia que será utilizada no desenvolvimento desta aula.


  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em 3 grupos de alunos, orientando cada grupo a se dirigir a uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Debate

    Nessa estação os grupos participarão de um debate sobre as características do capitalismo informacional. Cada grupo terá um tema específico para debater, como a globalização, a tecnologia da informação, a flexibilização do trabalho e a terceirização.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise de texto

    Disponibilize um texto para esta estação, orientando os alunos a ler um texto sobre as fases do capitalismo e farão uma análise comparativa entre o capitalismo informacional e as fases anteriores. Eles deverão identificar semelhanças e diferenças entre as fases, destacando as características do capitalismo informacional.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Jogo de tabuleiro

    Disponibilize nesta estação um jogo de tabuleiro sobre as fases do capitalismo. O objetivo é que eles identifiquem as características de cada fase e compreendam as relações entre elas.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça a sistematização a partir das atividades realizadas, incentivando os alunos a compartilharem suas reflexões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua esta aula, promovendo uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades como a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão das características do capitalismo informacional e suas relações com as fases anteriores.
  • Identificação das semelhanças e diferenças entre as fases do capitalismo.
  • Habilidade em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e as atividades que serão realizadas.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Realizar uma síntese das atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Identificar as características do capitalismo informacional e suas relações com as fases anteriores.
  • Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.