Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Informacional
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos aprender sobre as fases do capitalismo, com foco no capitalismo informacional. Esse tema é muito importante para entendermos o mundo em que vivemos hoje, já que o capitalismo é o sistema econômico predominante em nossa sociedade. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do aprendizado e irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize o assunto. Para contextualizar o assunto, cite exemplos como a crescente importância das empresas de tecnologia e a forma como a informação é usada para gerar lucro.Os alunos podem fazer perguntas e comentar sobre suas experiências com o capitalismo no cotidiano.
Etapa 2 - Preparação
Em casa, os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto que apresente as fases do capitalismo e o que é o capitalismo informacional. Indique materiais para os alunos acessarem em casa.Etapa 3 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, cada grupo deverá criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o tema. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente. Disponibilize materiais de apoio, como livros, artigos e sites.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas escolhas. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular o debate.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais criados. Participe das discussões e estimule a reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e destaque os principais pontos discutidos pelos alunos. Os alunos podem fazer comentários finais e tirar dúvidas.Etapa 8 - Tarefa de casa (opcional)
Indique uma tarefa de casa para os alunos, como escrever um texto sobre as fases do capitalismo e o capitalismo informacional, ou pesquisar exemplos práticos relacionados ao tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo."
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em explicar suas escolhas e debater o tema em grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Disponibilizar materiais de apoio para os alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Moderar as discussões em grupo e fazer perguntas para estimular o debate.
- Fazer uma síntese da aula e destacar os principais pontos discutidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir a um vídeo ou ler um texto que apresente as fases do capitalismo e o que é o capitalismo informacional.
- Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar suas escolhas.
- Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais criados.
- Fazer comentários finais e tirar dúvidas.