Aula sobre Fator De Ampliacao Ou Reducao De Uma Figura
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O fator de ampliação ou redução de uma figura é um conceito importante na Matemática, que pode ser aplicado em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na arte e até mesmo na vida cotidiana. Por exemplo, ao ampliar ou reduzir uma planta de uma casa, é necessário utilizar o fator de ampliação ou redução para manter as proporções corretas. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema para resolver utilizando o fator de ampliação ou redução. Eles deverão discutir em grupo e chegar a uma solução.Etapa 3 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.Etapa 5 - Resolução de problemas individuais
Os alunos irão resolver problemas individuais utilizando o fator de ampliação ou redução. Circule pela sala para auxiliar os alunos que tiverem dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados individuais
Cada aluno irá apresentar sua solução para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação da atividade
Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
- Estimular a reflexão e a discussão em grupo sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar a própria aprendizagem e dar feedback construtivo ao professor.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura.
- Habilidade em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.
- Participação nas discussões em grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da apresentação dos resultados individuais.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Estimular a discussão e a reflexão em grupo.
- Auxiliar os alunos que tiverem dúvidas durante a resolução dos problemas.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e a discussão sobre o tema.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Resolver os problemas propostos utilizando o fator de ampliação ou redução.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar os resultados individuais de forma clara e didática.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria aprendizagem e dar feedback construtivo ao professor.