Aula sobre Fator De Ampliacao Ou Reducao De Uma Figura

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O fator de ampliação ou redução de uma figura é um conceito importante na Matemática, que pode ser aplicado em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na arte e até mesmo na vida cotidiana. Por exemplo, ao ampliar ou reduzir uma planta de uma casa, é necessário utilizar o fator de ampliação ou redução para manter as proporções corretas. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema para resolver utilizando o fator de ampliação ou redução. Eles deverão discutir em grupo e chegar a uma solução.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas individuais

    Os alunos irão resolver problemas individuais utilizando o fator de ampliação ou redução. Circule pela sala para auxiliar os alunos que tiverem dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados individuais

    Cada aluno irá apresentar sua solução para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
  • Estimular a reflexão e a discussão em grupo sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar a própria aprendizagem e dar feedback construtivo ao professor.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura.
  • Habilidade em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação dos resultados individuais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a discussão e a reflexão em grupo.
  • Auxiliar os alunos que tiverem dúvidas durante a resolução dos problemas.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a discussão sobre o tema.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Resolver os problemas propostos utilizando o fator de ampliação ou redução.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar os resultados individuais de forma clara e didática.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria aprendizagem e dar feedback construtivo ao professor.