Aula sobre Fator De Ampliacao Ou Reducao De Uma Figura

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O fator de ampliação ou redução de uma figura é um conceito importante na Matemática, pois permite que possamos alterar o tamanho de uma figura mantendo suas proporções. Esse conceito é muito utilizado em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na produção de desenhos e animações. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do fator de ampliação ou redução de uma figura. Em seguida, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de transformações de polígonos no plano cartesiano, utilizando figuras simples como triângulos e quadrados. Os alunos irão acompanhar a apresentação e registrar suas observações no template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades práticas de transformações de polígonos no plano cartesiano, utilizando figuras mais complexas como pentágonos e hexágonos. Cada grupo irá registrar suas observações no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar suas atividades e discutir as observações registradas no template de registro de aprendizagem. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação em situações reais

    Apresente exemplos de situações reais em que o fator de ampliação ou redução de uma figura é utilizado, como na construção de maquetes e na produção de animações. Os alunos irão registrar suas observações no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e os alunos irão registrar suas conclusões no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, que consiste em encontrar exemplos de situações cotidianas que envolvem o tema e registre em seus templates de registro de aprendizagem.

  8. Etapa 8 - Check-in da próxima aula

    Os alunos irão apresentar suas tarefas de casa e discutir em grupos como os ângulos estão presentes nas situações cotidianas encontradas

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio de atividades em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a aplicação do fator de ampliação ou redução de uma figura em situações reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Registro correto das observações no template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão do conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura e sua aplicação em situações reais.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Registrar corretamente as observações no template de registro de aprendizagem.