Aula sobre Fator De Ampliacao Ou Reducao De Uma Figura

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O fator de ampliação ou redução de uma figura é um conceito importante na Matemática, que permite realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano. Esse tema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de maquetes, na arquitetura, na engenharia, entre outras áreas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa, análise e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado ao fator de ampliação ou redução de uma figura para realizar o estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar informações sobre o problema identificado. Os alunos podem utilizar recursos digitais para realizar as pesquisas, mas também pode ser disponibilizado textos impressos, livros ou outros materiais de apoio.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar as causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão discutir e refletir sobre as informações e o contexto em busca de encontrar uma solução que caiba para o problema.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação. Disponibilize modelos de infográficos para a construção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise de dados.
  • Criatividade na apresentação das soluções.
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias.
  • Coerência e consistência na análise do contexto e na apresentação das soluções.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na realização da pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e fornecer feedbacks.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer orientações para a melhoria.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e análise de dados.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar ideias de forma clara e objetiva.
  • Ser criativo na apresentação das soluções.
  • Demonstrar coerência e consistência na análise do contexto e na apresentação das soluções.