Aula sobre Fator De Ampliacao Ou Reducao De Uma Figura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O fator de ampliação ou redução de uma figura é um conceito importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de maquetes, na criação de desenhos e na ampliação ou redução de imagens em programas de edição de imagem. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do fator de ampliação ou redução de uma figura. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática em que deverão ampliar ou reduzir uma figura utilizando o fator de ampliação ou redução. Forneça figuras geométricas para que os alunos possam trabalhar.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Jogo

    Os alunos irão jogar um jogo ou dinâmica em que deverão identificar o fator de ampliação ou redução de uma figura. Forneça figuras geométricas para que os alunos possam trabalhar.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Exercícios

    Os alunos irão realizar exercícios em que deverão calcular o fator de ampliação ou redução de uma figura. Forneça exercícios para que os alunos possam trabalhar.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas e tirar dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade para a turma. Traga as resoluções para o quadro para estarem visíveis para todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância do fator de ampliação ou redução de uma figura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
  • Estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura.
  • Habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
  • Fornecer figuras geométricas e exercícios para que os alunos possam trabalhar.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar o resultado de sua atividade para a turma.