Aula sobre Fator De Ampliacao Ou Reducao De Uma Figura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O fator de ampliação ou redução de uma figura é um conceito importante na Matemática, pois permite que possamos alterar o tamanho de uma figura mantendo suas proporções. Esse conceito é muito utilizado em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na produção de desenhos animados, entre outras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicaque como os alunos criarão o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o tema e realizar uma pesquisa sobre exemplos de fator de ampliação ou redução de figuras em seu cotidiano antes da aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir os exemplos encontrados na pesquisa e criar um exemplo próprio de fator de ampliação ou redução de uma figura.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo apresentará seu exemplo para a turma, explicando como foi feita a ampliação ou redução da figura.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos realizarão exercícios práticos de fator de ampliação ou redução de figuras, utilizando o plano cartesiano.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância do fator de ampliação ou redução de figuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por exemplos práticos de fator de ampliação ou redução de figuras.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Realização correta dos exercícios práticos de fator de ampliação ou redução de figuras.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática o conceito de fator de ampliação ou redução de uma figura.
  • Orientar os alunos na realização da pesquisa e na criação dos exemplos práticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema e realizar a pesquisa sobre exemplos práticos de fator de ampliação ou redução de figuras.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e criar um exemplo próprio de fator de ampliação ou redução de uma figura.
  • Realizar corretamente os exercícios práticos de fator de ampliação ou redução de figuras.