Fator do Movimento na Dança: Espaço

Experimentar e analisar o fator do movimento espaço como um elemento que, combinado com os fatores fluência, peso e tempo é importante para entender as ações corporais e o movimento dançado. Vamos refletir sobre espaço nessa aula de Arte. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais são as características do fator do movimento espaço?

    A) Forte, volume, linhas e curvas.

    B) Formas, volumes, linhas e curvas.

    C) Forte, fraco, leve ou pesado.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    Nesta aula, vamos explorar o fator do movimento na dança que é o espaço. O espaço é um elemento fundamental na dança, pois é por meio dele que os movimentos são realizados. Vamos entender como o espaço pode influenciar a dança e como podemos utilizá-lo para criar movimentos mais interessantes e expressivos.
    Atividade completa
  4. 4. Estudo de Caso:

    A dança é uma forma de arte que utiliza o corpo como meio de expressão. Na dança, o movimento é um dos elementos mais importantes e pode ser analisado em quatro fatores: tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, vamos nos concentrar no fator espaço e como ele pode ser utilizado para criar movimentos dançados.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A dança é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como principal instrumento de expressão. Para que a dança seja bem executada, é necessário que o dançarino domine os fatores de movimento, que são: tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, vamos nos concentrar no fator de movimento espaço.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    Nesta aula, será explorado um fator do movimento na dança: o espaço. O espaço é um elemento fundamental para a dança, pois é por meio dele que os movimentos ganham forma e expressão. Os alunos vão aprender a experimentar e analisar como o espaço pode ser utilizado para criar diferentes movimentos e sensações.

    Exemplos práticos:

    1. Explorar diferentes direções de movimento (para cima, para baixo, para frente, para trás, para os lados).

    2. Utilizar diferentes níveis de espaço (alto, médio, baixo).

    3. Criar movimentos que ocupem diferentes partes do espaço (centro, canto, diagonal).

    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    Nesta atividade, vamos trabalhar o fator do movimento na dança, especificamente o espaço. O espaço é um elemento fundamental na dança, pois é através dele que o corpo se movimenta e se relaciona com o ambiente. Vamos explorar como o espaço pode ser utilizado para criar diferentes movimentos e sensações. Para isso, os alunos vão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a atividade mais envolvente e didática.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    A dança é uma forma de arte que utiliza o corpo como meio de expressão. Para que essa expressão seja completa, é necessário que o dançarino utilize os fatores de movimento, que são: tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, vamos nos concentrar no fator espaço e como ele pode ser utilizado para criar movimentos na dança.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: