Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Espaco

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A dança é uma forma de arte que utiliza o corpo como meio de expressão. Para que essa expressão seja completa, é necessário que o dançarino utilize os fatores de movimento, que são: tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, vamos nos concentrar no fator espaço e como ele pode ser utilizado para criar movimentos na dança.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é o fator espaço na dança. Mostre exemplos de como o espaço pode ser utilizado para criar movimentos.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs - Que bom, Que pena, Que tal

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom, Que pena, Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Exercício de aquecimento

    Realize um exercício de aquecimento para preparar o corpo dos alunos para a atividade principal da aula.

  4. Etapa 4 - Atividade principal

    Os alunos irão criar movimentos utilizando o fator espaço na dança. Utilize recursos analógicos na aula, como papel e lápis, para desenhar o movimento criado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos movimentos criados

    Os alunos irão apresentar os movimentos criados para a turma. Será utilizada a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Incentive uma discussão em grupo sobre a atividade realizada. Os alunos poderão dar suas opiniões e sugestões.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma breve revisão do que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão do conceito de espaço na dança.
  • Reconhecimento da importância do fator espaço na dança.
  • Estímulo da criatividade.
  • Desenvolvimento da habilidade de criar movimentos utilizando o fator espaço.
  • Capacidade de autoavaliação e avaliação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de espaço na dança
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolvimento da consciência corporal.
  • Participação ativa na atividade principal.
  • Compreensão do que foi aprendido.

Ações do professor

  • Mostrar exemplos de como o espaço pode ser utilizado para criar movimentos.
  • Explicar o que é a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar o exercício de aquecimento.
  • Auxiliar na utilização da ferramenta de avaliação.
  • Reflexão sobre a atividade realizada.

Ações do aluno

  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente do exercício de aquecimento.
  • Desenvolver a consciência corporal.
  • Apresentar os movimentos criados.
  • Refletir sobre a atividade realizada.