Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Espaco
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, vamos explorar o fator do movimento na dança que é o espaço. O espaço é um elemento fundamental na dança, pois é por meio dele que os movimentos são realizados. Vamos entender como o espaço pode influenciar a dança e como podemos utilizá-lo para criar movimentos mais interessantes e expressivos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância do espaço na dança. Dê exemplos de danças que exploram o espaço, como a dança contemporânea.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como o espaço pode influenciar as emoções e os sentimentos dos dançarinos.Etapa 3 - Exploração do espaço
Os alunos devem realizar exercícios de exploração do espaço, como caminhar em diferentes direções, saltar, girar e se deslocar pelo espaço. Incentive os alunos a experimentar diferentes movimentos e a explorar o espaço de forma criativa.Etapa 4 - Criação de movimentos
Os alunos devem criar movimentos que explorem o espaço de forma criativa e expressiva.Etapa 5 - Composição coreográfica
Os alunos devem compor uma coreografia utilizando os movimentos criados na etapa anterior. Incentive os alunos a explorar o espaço de forma criativa e a utilizar os movimentos de forma expressiva.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos devem apresentar a coreografia criada para a turma.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos devem refletir sobre o mapa de empatia, pensando a importância do espaço na dança e como ele pode influenciar a expressividade dos movimentos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
- Incentivar a criatividade e a expressividade dos alunos na dança.
- Estimular a reflexão sobre a importância do espaço na dança.
Critérios de avaliação
- Utilização criativa do espaço na dança.
- Expressividade dos movimentos criados.
- Coerência e fluidez da coreografia criada.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância do espaço na dança.
- Incentivar a criatividade e a expressividade dos alunos na dança.
- Estimular a reflexão sobre a importância do espaço na dança.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender como o espaço pode influenciar as emoções e os sentimentos dos dançarinos.
- Experimentar diferentes movimentos e explorar o espaço de forma criativa.
- Compor uma coreografia utilizando os movimentos criados e explorando o espaço de forma interessante.