Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Espaco
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, vamos trabalhar o fator do movimento na dança, especificamente o espaço. O espaço é um elemento fundamental na dança, pois é através dele que o corpo se movimenta e se relaciona com o ambiente. Vamos explorar como o espaço pode ser utilizado para criar diferentes movimentos e sensações. Para isso, os alunos vão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a atividade mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, vamos trabalhar o fator do movimento na dança, especificamente o espaço. O espaço é um elemento fundamental na dança, pois é através dele que o corpo se movimenta e se relaciona com o ambiente. Vamos explorar como o espaço pode ser utilizado para criar diferentes movimentos e sensações. Para isso, os alunos vão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a atividade mais envolvente e didática.Etapa 2 - Introdução
Contextualize o tema e apresente exemplos de como o espaço é utilizado na dança. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e percepções sobre o tema.Etapa 3 - Exploração do espaço
Os alunos serão divididos em grupos e terão que explorar diferentes espaços da sala, criando movimentos que explorem o espaço. Cada grupo deverá apresentar sua criação para a turma.Etapa 4 - Análise dos movimentos
Os alunos deverão analisar os movimentos criados pelos colegas, identificando como o espaço foi utilizado em cada um deles. Eles deverão registrar suas observações no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Criação de coreografias
Os alunos serão desafiados a criar uma coreografia em grupo, utilizando o espaço de forma criativa. Eles deverão registrar o processo de criação no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Apresentação das coreografias
Cada grupo deverá apresentar sua coreografia para a turma. Os alunos deverão observar e registrar suas impressões sobre as diferentes formas de utilização do espaço.Etapa 7 - Reflexão final
Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam na atividade, destacando as principais descobertas e desafios. Eles deverão registrar suas reflexões no modelo de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a atividade mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em explorar e utilizar o espaço de forma criativa.
- Habilidade dos alunos em analisar os movimentos criados pelos colegas.
- Qualidade da coreografia criada pelo grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos na exploração do espaço e na criação da coreografia.
- Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Explorar o espaço de forma criativa.
- Analisar os movimentos criados pelos colegas.
- Criar uma coreografia em grupo.