Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Espaco
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A dança é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como principal instrumento de expressão. Para que a dança seja bem executada, é necessário que o dançarino domine os fatores de movimento, que são: tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, vamos nos concentrar no fator de movimento espaço.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o conceito de fator de movimento espaço na dança. Utilize exemplos de coreografias para ilustrar o conceito.Etapa 2 - Atividade prática
Proponha atividades práticas para experimentação do espaço, como a criação de uma coreografia em que os alunos utilizem diferentes formas de ocupação do espaço.Etapa 3 - Discussão
Discussão em grupo sobre a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal. Estimule a reflexão dos alunos com perguntas como: Como a ocupação do espaço pode influenciar a expressão corporal? Como podemos utilizar diferentes formas de ocupação do espaço para transmitir diferentes emoções?Etapa 4 - Criação do template
Auxilie os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica pelos alunos, contendo os critérios _Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido_ e _Plenamente Desenvolvido_ para avaliar o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Coreografia
Divida turma em grupos para a criação de uma coreografia utilizando diferentes formas de ocupação do espaço.Etapa 6 - Apresentação
Apresentação das coreografias para a turma e avaliação pelos próprios alunos utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa 4.Etapa 7 - Reflexão
Discussão em grupo sobre as diferentes formas de ocupação do espaço utilizadas nas coreografias e a relação com a expressão corporal. Estimule a reflexão dos alunos com perguntas como: Quais foram as formas de ocupação do espaço mais utilizadas nas coreografias? Como essas formas de ocupação do espaço influenciaram a expressão corporal?
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o fator de movimento espaço na dança.
- Experimentar diferentes formas de ocupação do espaço.
- Analisar a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.
Critérios de avaliação
- Compreensão do fator de movimento no espaço.
- Experimentação de diferentes formas de ocupação do espaço.
- Análise da relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de fator de movimento espaço.
- Propor atividades práticas para experimentação do espaço.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades práticas.
- Refletir sobre a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.
- Criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido, Parcialmente desenvolvido_ e _Plenamente desenvolvido_ para avaliar o tema e seus subtópicos.