Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Espaco

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A dança é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como principal instrumento de expressão. Para que a dança seja bem executada, é necessário que o dançarino domine os fatores de movimento, que são: tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, vamos nos concentrar no fator de movimento espaço.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o conceito de fator de movimento espaço na dança. Utilize exemplos de coreografias para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Atividade prática

    Proponha atividades práticas para experimentação do espaço, como a criação de uma coreografia em que os alunos utilizem diferentes formas de ocupação do espaço.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Discussão em grupo sobre a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal. Estimule a reflexão dos alunos com perguntas como: Como a ocupação do espaço pode influenciar a expressão corporal? Como podemos utilizar diferentes formas de ocupação do espaço para transmitir diferentes emoções?

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Auxilie os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica pelos alunos, contendo os critérios _Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido_ e _Plenamente Desenvolvido_ para avaliar o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Coreografia

    Divida turma em grupos para a criação de uma coreografia utilizando diferentes formas de ocupação do espaço.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Apresentação das coreografias para a turma e avaliação pelos próprios alunos utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Discussão em grupo sobre as diferentes formas de ocupação do espaço utilizadas nas coreografias e a relação com a expressão corporal. Estimule a reflexão dos alunos com perguntas como: Quais foram as formas de ocupação do espaço mais utilizadas nas coreografias? Como essas formas de ocupação do espaço influenciaram a expressão corporal?

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o fator de movimento espaço na dança.
  • Experimentar diferentes formas de ocupação do espaço.
  • Analisar a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do fator de movimento no espaço.
  • Experimentação de diferentes formas de ocupação do espaço.
  • Análise da relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fator de movimento espaço.
  • Propor atividades práticas para experimentação do espaço.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades práticas.
  • Refletir sobre a relação entre a ocupação do espaço e a expressão corporal.
  • Criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido, Parcialmente desenvolvido_ e _Plenamente desenvolvido_ para avaliar o tema e seus subtópicos.