Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Espaco

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, será explorado um fator do movimento na dança: o espaço. O espaço é um elemento fundamental para a dança, pois é por meio dele que os movimentos ganham forma e expressão. Os alunos vão aprender a experimentar e analisar como o espaço pode ser utilizado para criar diferentes movimentos e sensações.

Exemplos práticos:

1. Explorar diferentes direções de movimento (para cima, para baixo, para frente, para trás, para os lados).

2. Utilizar diferentes níveis de espaço (alto, médio, baixo).

3. Criar movimentos que ocupem diferentes partes do espaço (centro, canto, diagonal).


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique o objetivo da atividade. Em seguida, apresente exemplos práticos de como o espaço pode ser utilizado na dança. Além disso, apresente e explique o template da Dinâmica dos 3 Qs que será utilizado posteriormente.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Exploração do espaço

    Divida os alunos em grupos e cada um deve explorar o espaço de uma forma diferente (direções, níveis e partes do espaço). Oriente e observe a atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Criação de movimentos

    Desafie os alunos a criar movimentos utilizando o espaço explorado na estação anterior.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Análise dos movimentos

    Peça que os alunos analisem os movimentos criados na estação anterior, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs (_Que bom, Que pena, Que tal_).

  5. Etapa 5 - Estação 4: Aperfeiçoamento dos movimentos

    Os alunos aperfeiçoam os movimentos criados na estação anterior, considerando a análise realizada. Oriente e observe a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos movimentos

    Cada grupo apresenta os movimentos criados e aperfeiçoados para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e retome os objetivos da aula. Os alunos preenchem novamente o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas avaliações sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Experimentar diferentes formas de ocupação do espaço.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos.
  • Estimular a capacidade de autoavaliação dos alunos.
  • Apresentar os movimentos criados e aperfeiçoados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades.
  • Preenchimento adequado do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de avaliação.
  • Desenvolver movimentos de dança.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Orientar os alunos na apresentação dos movimentos.
  • Incentivar os alunos na exploração do espaço.
  • Observar as atividades.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema.
  • Explorar o espaço de forma criativa.
  • Criar movimentos que explorem o espaço
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas avaliações sobre a atividade.
  • Participar da reflexão sobre a atividade.