Fator do Movimento na Dança: Fluência

Experimentar e analisar o fator do movimento fluência como elemento que, combinado com os fatores tempo, peso e espaço é importante para entender as ações corporais e o movimento dançado. Vamos entender melhor nessa aula de Arte!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que traz as seguintes informações:

    1. Dançarino e coreógrafo considerado como o maior estudioso da dança;
    2. Fator de movimento que parte do tronco do corpo e vai até as extremidades dos membros com movimentos controlados, gerando ações corporais e o movimento dançado.

    A) 1. Rudolf Laban; 2. Fluência.

    B) 1. Rudolf Laban; 2. Peso.

    C) 1. Fréderic Chopin; 2. Peso.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    Nesta aula, vamos trabalhar o fator do movimento na dança: fluência. A fluência é a qualidade do movimento que se refere à continuidade, à suavidade e à harmonia entre as ações corporais. É importante que os alunos compreendam que a fluência é um elemento fundamental para a dança, pois permite que as ações corporais sejam executadas de forma natural e fluida. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. Dessa forma, os estudantes poderão desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e análise crítica.
    Atividade completa
  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A fluência é um dos fatores do movimento na dança e é responsável pela continuidade e suavidade dos movimentos. É importante que os alunos compreendam que a fluência não é apenas a velocidade dos movimentos, mas sim a forma como eles são realizados, com transições suaves e harmoniosas. A metodologia utilizada nesta aula será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, eles irão discutir e analisar exemplos práticos de movimentos fluídos na dança.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o fator do movimento na dança: fluência. A fluência é a suavidade e continuidade do movimento, que pode ser rápido ou lento, mas sempre mantendo uma conexão entre as ações corporais. A fluência é um fator importante na dança, pois permite que o movimento seja expressivo e emocional. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades práticas para experimentar e analisar a fluência na dança.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, será explorado o fator do movimento na dança: fluência. A fluência é a qualidade do movimento que se refere à suavidade, continuidade e conexão entre os movimentos. É importante para a dança porque ajuda a criar uma apresentação mais harmoniosa e fluida. Para entender melhor esse conceito, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, é importante mostrar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar os estudantes.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    Nesta aula, será explorado o fator do movimento na dança, mais especificamente a fluência. A fluência é a qualidade do movimento que transmite a sensação de continuidade, suavidade e harmonia. Ela pode ser encontrada em diversas formas de dança, como o ballet clássico, o jazz, o contemporâneo e até mesmo em danças urbanas. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo criativo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos criarão um template de design sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos, o que permitirá que eles experimentem e analisem os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A dança é uma forma de expressão corporal que envolve diversos fatores, como tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao fator da fluência e como ele pode ser aplicado na dança. A fluência se refere à suavidade e continuidade dos movimentos, e é um elemento importante para criar uma dança harmoniosa e envolvente. Para trabalhar esse tema, será utilizado a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como a fluência é percebida e aplicada na dança.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: