Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Fluencia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, será explorado o fator do movimento na dança, mais especificamente a fluência. A fluência é a qualidade do movimento que transmite a sensação de continuidade, suavidade e harmonia. Ela pode ser encontrada em diversas formas de dança, como o ballet clássico, o jazz, o contemporâneo e até mesmo em danças urbanas. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo criativo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos criarão um template de design sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos, o que permitirá que eles experimentem e analisem os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e a metodologia Design Sprint. Em seguida, faça uma roda de conversa com os alunos para discutir o que eles já sabem sobre o fator do movimento na dança e a fluência. Registre as ideias dos alunos em um quadro ou papel pardo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos de três ou quatro para criar um mapa mental sobre o tema. Eles devem incluir conceitos, exemplos e imagens relacionados à fluência na dança. O mapa mental deve ser criado em uma folha de papel A3.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma. Em seguida, todos os alunos irão votar no mapa mental que acham mais completo e interessante. O mapa mental escolhido será utilizado como base para a próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma coreografia que explore a fluência na dança. Eles devem utilizar os conceitos e exemplos apresentados no mapa mental escolhido. Forneça orientações e sugestões para a criação da coreografia.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Os alunos irão avaliar a fluência da coreografia e dar feedbacks construtivos para os colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula. Eles devem destacar os conceitos e exemplos que mais chamaram sua atenção e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da fluência na dança.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conceitos e exemplos apresentados no mapa mental.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia.
  • Clareza e fluência na execução da coreografia.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint.
  • Fornecer orientações e sugestões para a criação da coreografia.
  • Avaliar a fluência da coreografia e dar feedbacks construtivos para os alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Promover um ambiente de aprendizagem colaborativo e criativo.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa para discutir o tema.
  • Criar um mapa mental sobre o tema em grupo.
  • Criar uma coreografia que explore a fluência na dança em grupo.
  • Apresentar a coreografia para a turma.
  • Fazer uma reflexão sobre o processo de aprendizagem.