Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Fluencia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A dança é uma forma de expressão corporal que envolve diversos fatores, como tempo, peso, fluência e espaço. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao fator da fluência e como ele pode ser aplicado na dança. A fluência se refere à suavidade e continuidade dos movimentos, e é um elemento importante para criar uma dança harmoniosa e envolvente. Para trabalhar esse tema, será utilizado a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como a fluência é percebida e aplicada na dança.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre o fator da fluência na dança, explicando sua importância e como ele pode ser aplicado em diferentes estilos de dança. Em seguida, mostre aos alunos um vídeo de uma apresentação de dança que destaca a fluência dos movimentos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e entregue folhas de papel para criar um mapa de empatia sobre a fluência na dança. Cada grupo preencherá os campos "O que o dançarino pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam melhor como a fluência é percebida e aplicada na dança.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as percepções e ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Exercício prático

    Com base nos mapas de empatia, os alunos farão um exercício prático de dança em que deverão aplicar o fator da fluência nos movimentos. Dê algumas orientações e sugestões de movimentos para que os alunos possam experimentar diferentes formas de aplicar a fluência na dança.

  5. Etapa 5 - Criação de coreografia

    Divida os alunos em grupos para criar uma coreografia que destaque o fator da fluência na dança. Eles poderão utilizar os movimentos praticados na etapa anterior e criar novos movimentos que explorem a fluência.

  6. Etapa 6 - Apresentação das coreografias

    Cada grupo apresentará sua coreografia para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre como a fluência foi aplicada em cada apresentação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a importância da fluência na dança e como ela pode ser aplicada em diferentes estilos e situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão e a discussão sobre a importância da fluência na dança.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta do fator da fluência nos movimentos de dança.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante o exercício prático e a criação da coreografia.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Experimentar diferentes formas de aplicar a fluência na dança.
  • Criar uma coreografia que destaque o fator da fluência.