Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Fluencia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos trabalhar o fator do movimento na dança: fluência. A fluência é a qualidade do movimento que se refere à continuidade, à suavidade e à harmonia entre as ações corporais. É importante que os alunos compreendam que a fluência é um elemento fundamental para a dança, pois permite que as ações corporais sejam executadas de forma natural e fluida. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. Dessa forma, os estudantes poderão desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e análise crítica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema da fluência na dança, explicando o que é e sua importância na dança. Em seguida, apresente aos alunos a metodologia ativa Gamificação e explicar como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder para coordenar as atividades.Etapa 3 - Criação das cartas
Cada grupo deve criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema da fluência na dança. As perguntas devem ser elaboradas de forma a desafiar os conhecimentos dos colegas, enquanto as afirmações devem apresentar informações relevantes sobre o tema.Etapa 4 - Jogo em grupo
Os grupos devem se reunir e jogar o jogo criado pelos colegas. Cada grupo deve responder às perguntas e discutir as afirmações apresentadas nas cartas.Etapa 5 - Discussão em sala
Após o jogo, promova uma discussão em sala sobre o tema da fluência na dança. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e debater sobre as questões apresentadas no jogo.Etapa 6 - Exercício prático
Para finalizar a aula, proponha um exercício prático em que os alunos possam experimentar a fluência na dança. Pode ser uma coreografia simples em que os alunos devem se concentrar na continuidade e na suavidade dos movimentos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, observando a participação, a criatividade e o conhecimento sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da fluência na dança.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a aula.
- Criatividade na criação das cartas do jogo.
- Conhecimento sobre o tema da fluência na dança.
- Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade prática.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação das cartas do jogo.
- Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos durante a aula.
- Propor um exercício prático para que os alunos possam experimentar a fluência na dança.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Criar cartas criativas e desafiadoras para o jogo.
- Discutir e analisar as questões apresentadas no jogo.
- Cooperar e trabalhar em equipe durante a atividade prática.
- Refletir criticamente sobre o tema da fluência na dança.