Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Fluencia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A fluência é um dos fatores do movimento na dança e é responsável pela continuidade e suavidade dos movimentos. É importante que os alunos compreendam que a fluência não é apenas a velocidade dos movimentos, mas sim a forma como eles são realizados, com transições suaves e harmoniosas. A metodologia utilizada nesta aula será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, eles irão discutir e analisar exemplos práticos de movimentos fluídos na dança.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da fluência na dança e explique o que é e sua importância para a dança. Em seguida, apresente exemplos de movimentos fluídos na dança, como o ballet clássico e o contemporâneo.Etapa 2 - Debate em grupo
Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre os exemplos apresentados. Eles deverão analisar os movimentos e identificar as características da fluência em cada um deles.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar a fluência nos exemplos mostrados. Eles deverão discutir e chegar a um consenso sobre os critérios e exemplos práticos para cada um deles.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma. Medie a discussão e incentive os alunos a debaterem sobre os critérios e exemplos apresentados pelos grupos.Etapa 5 - Prática de movimentos fluídos
Faça uma atividade na qual os alunos irão praticar movimentos fluídos em duplas ou trios, utilizando os critérios e exemplos apresentados pelos grupos em seus templates de avaliação por rubrica.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a aula e os alunos irão compartilhar suas experiências e aprendizados sobre a fluência na dança.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características da fluência na dança.
- Criação de um template de avaliação por rubrica coerente e completo.
- Prática de movimentos fluídos com base nos critérios e exemplos apresentados.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Mediar o debate e a criação dos templates de avaliação por rubrica.
- Conduzir a prática de movimentos fluídos e a reflexão final.
Ações do aluno
- Participar do debate em grupo e analisar os exemplos apresentados.
- Criar um template de avaliação por rubrica contendo critérios e exemplos práticos.
- Praticar movimentos fluídos com base nos critérios e exemplos apresentados.