Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Fluencia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o fator do movimento na dança: fluência. A fluência é a suavidade e continuidade do movimento, que pode ser rápido ou lento, mas sempre mantendo uma conexão entre as ações corporais. A fluência é um fator importante na dança, pois permite que o movimento seja expressivo e emocional. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades práticas para experimentar e analisar a fluência na dança.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da fluência na dança, explicando o que é e sua importância para a expressão corporal. Em seguida, apresente as estações e as atividades que serão realizadas pelos alunos.Etapa 2 - Estação 1 - Experimentando a fluência
Incentive os alunos a praticarem diferentes movimentos corporais, como saltos, giros e deslocamentos, com diferentes níveis de fluência. Eles deverão observar como a fluência afeta a expressão do movimento e como podem utilizar esse fator para criar uma coreografia.Etapa 3 - Estação 2 - Analisando a fluência
Mostre aos alunos um vídeo de uma apresentação de dança. Eles deverão analisar a fluência dos movimentos dos bailarinos, identificando os momentos em que a fluência é mais presente e como ela contribui para a expressão da dança.Etapa 4 - Estação 3 - Criando uma coreografia
Os alunos irão utilizar os conhecimentos adquiridos nas estações anteriores para criar uma coreografia em grupo. Eles deverão utilizar a fluência como fator de movimento principal e criar uma sequência de movimentos que expressam uma emoção ou ideia. Oriente-os nesse processo.Etapa 5 - Apresentação das coreografias
Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Incentive uma discussão sobre a utilização da fluência na dança e como ela contribuiu para a expressão dos movimentos.Etapa 6 - Reflexão
Estimule uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula e como podem utilizar a fluência em suas próprias criações coreográficas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Utilização adequada da fluência como fator de movimento na criação da coreografia.
- Capacidade de análise e reflexão sobre a utilização da fluência na dança.
Ações do professor
- Introduzir o tema da fluência na dança e apresentar as estações e atividades.
- Orientar e auxiliar os alunos nas atividades práticas.
- Incentivar a discussão e a reflexão sobre a utilização da fluência na dança.
Ações do aluno
- Experimentar diferentes níveis de fluência nos movimentos corporais.
- Analisar a fluência em uma apresentação de dança.
- Criar uma coreografia utilizando a fluência como fator de movimento principal.