Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Fluencia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, será explorado o fator do movimento na dança: fluência. A fluência é a qualidade do movimento que se refere à suavidade, continuidade e conexão entre os movimentos. É importante para a dança porque ajuda a criar uma apresentação mais harmoniosa e fluida. Para entender melhor esse conceito, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, é importante mostrar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar os estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a importância da fluência na dança. Em seguida, apresente um vídeo de uma apresentação de dança que exemplifica a fluência.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Peça que os alunos pesquisem sobre o tema da aula e criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias sobre a fluência na dança. Oriente-os e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias sobre a fluência na dança. Avalie as apresentações e faça comentários construtivos.

  5. Etapa 5 - Prática

    Com base no mapa conceitual, os alunos irão praticar movimentos de dança com foco na fluência. Oriente e corrija a postura e os movimentos dos alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Estimule uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula e reforce a importância da fluência na dança.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e aplicação do conhecimento na vida cotidiana.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Correção da postura e dos movimentos durante a prática.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
  • Orientar e tirar dúvidas durante a discussão em grupo.
  • Avaliar as apresentações e fazer comentários construtivos.
  • Orientar e corrigir a postura e os movimentos dos alunos durante a prática.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema da aula.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias.
  • Discutir em grupo e compartilhar ideias sobre a fluência na dança.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Praticar movimentos de dança com foco na fluência.