Fator do movimento na dança: peso
Nesta aula de Arte vamos aprofundar no estudo de um dos fatores de movimento da dança: o peso. Vamos entender como os fatores tempo, fluência e espaço são importantes para as ações corporais e o movimento dançado. Bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual o nome e a definição da qualidade de movimento referente às mudanças de força usadas pelo corpo ao fazer movimentos?
Atividade completaA)
Peso: intensidade atribuída a movimento forte, fraco, leve ou pesado.B) Peso: movimento corporal contínuo, uniforme, progressivo, ordenado e ininterrupto.
C) Fluência: movimento corporal lento, moderado ou rápido.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão e aprimoramento da técnica de dança. O peso é um dos quatro fatores do movimento, juntamente com tempo, fluência e espaço. Ele é responsável por dar qualidade e intenção aos movimentos, além de criar uma sensação de peso ou leveza. Na vida cotidiana, o peso pode ser percebido em objetos que carregamos, em nossa postura e até mesmo na maneira como nos movimentamos. Nesta atividade, os alunos serão convidados a experimentar e analisar o fator do peso na dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).Atividade completa4. Rotação por estações:
Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um elemento importante na dança, pois ajuda a criar diferentes sensações e emoções. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza ou raiva, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria ou delicadeza. Os alunos irão experimentar diferentes maneiras de usar o peso em seus movimentos e criar uma coreografia em grupo que explore esse elemento. Eles também irão aprender sobre a importância de experimentar e analisar os fatores de movimento para criar movimentos dançados mais expressivos e interessantes.Atividade completa5. Sala de Aula Invertida:
Nesta atividade, vamos explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um dos elementos que compõem a dança, e é responsável por transmitir sensações e emoções ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.Atividade completa6. Cultura Maker:
Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um dos elementos que compõem o movimento dançado, e é responsável por transmitir sensações como leveza, força, suavidade e tensão. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de danças que exploram o peso, como a dança contemporânea e a dança de salão. Além disso, pode ser interessante mostrar como o peso é utilizado em outras áreas, como na arquitetura e na moda. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Atividade completa7. Design Sprint:
Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um elemento importante na dança, pois é responsável por transmitir diferentes emoções e sensações ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza ou raiva, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria ou delicadeza. Os alunos irão aprender a experimentar e analisar o peso em seus próprios movimentos, criando uma coreografia que transmita uma emoção específica. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para resolver problemas. Os alunos irão trabalhar em equipe para criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Estudo de Caso:
O fator do movimento na dança é um elemento importante para a construção de um desempenho de qualidade. O peso é um desses fatores, que se refere à força que o dançarino coloca em cada movimento. É possível perceber o peso em diferentes estilos de dança, como o balé clássico, a dança contemporânea e a dança de rua. Nesta atividade, os alunos irão explorar o peso como um elemento de movimento e como ele pode ser utilizado para transmitir emoções e expressões na dança. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam investigar e analisar o tema.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: