Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Peso
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um dos elementos que compõem o movimento dançado, e é responsável por transmitir sensações como leveza, força, suavidade e tensão. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de danças que exploram o peso, como a dança contemporânea e a dança de salão. Além disso, pode ser interessante mostrar como o peso é utilizado em outras áreas, como na arquitetura e na moda. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um dos elementos que compõem o movimento dançado, e é responsável por transmitir sensações como leveza, força, suavidade e tensão. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de danças que exploram o peso, como a dança contemporânea e a dança de salão. Além disso, pode ser interessante mostrar como o peso é utilizado em outras áreas, como na arquitetura e na moda. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema, explicando o que é o fator do movimento peso e como ele é utilizado na dança. Em seguida, apresente exemplos de danças que exploram o peso, como a dança contemporânea e a dança de salão.Etapa 3 - Experimentação
Os alunos irão experimentar diferentes formas de utilizar o peso na dança. Proponha atividades como caminhar com diferentes pesos nos pés, levantar e abaixar o corpo de forma suave e brusca, e dançar em duplas explorando o peso do parceiro.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir como o peso pode ser utilizado na dança. Eles devem pensar em diferentes possibilidades e anotar no diário de bordo.Etapa 5 - Geração de alternativas
Cada grupo irá escolher uma ideia para desenvolver e irá pensar em alternativas para explorar o peso na dança. Eles devem anotar todas as ideias no diário de bordo.Etapa 6 - Criação
Os grupos irão criar uma coreografia utilizando o peso como elemento principal. Eles devem pensar em como utilizar o peso de forma criativa e expressiva.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Após cada apresentação, os alunos devem avaliar a utilização do peso na dança.Etapa 8 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como podem utilizar o peso em suas próprias criações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
- Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos na criação de coreografias.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Utilização criativa e expressiva do peso na coreografia.
- Colaboração e participação dos alunos no trabalho em grupo.
- Habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Propor atividades que estimulem a experimentação e a reflexão dos alunos.
- Orientar os alunos na criação das coreografias.
Ações do aluno
- Experimentar diferentes formas de utilizar o peso na dança.
- Trabalhar em grupo para gerar ideias e criar uma coreografia.
- Apresentar a coreografia para a turma e avaliar a utilização do peso na dança.