Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Peso

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um elemento importante na dança, pois é responsável por transmitir diferentes emoções e sensações ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza ou raiva, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria ou delicadeza. Os alunos irão aprender a experimentar e analisar o peso em seus próprios movimentos, criando uma coreografia que transmita uma emoção específica. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para resolver problemas. Os alunos irão trabalhar em equipe para criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um elemento importante na dança, pois é responsável por transmitir diferentes emoções e sensações ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza ou raiva, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria ou delicadeza. Os alunos irão aprender a experimentar e analisar o peso em seus próprios movimentos, criando uma coreografia que transmita uma emoção específica. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para resolver problemas. Os alunos irão trabalhar em equipe para criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância do peso na dança. Os alunos irão assistir a um vídeo de uma apresentação de dança que utiliza o peso como elemento, e em seguida, irão discutir em grupo como o peso foi utilizado na coreografia.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em grupo para entender melhor o conceito de peso na dança. Eles irão pesquisar sobre diferentes tipos de movimentos que utilizam o peso como elemento e irão compartilhar suas descobertas com a turma.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de uma coreografia que utilize o peso como elemento. Eles irão trabalhar em grupo para criar uma sequência de movimentos que transmita uma emoção específica. Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo qual emoção eles gostariam de transmitir em sua coreografia. Eles irão escolher uma emoção e irão trabalhar em conjunto para ajustar sua sequência de movimentos para transmitir essa emoção.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar uma coreografia completa que transmita a emoção escolhida. Eles irão experimentar diferentes variações de movimentos para encontrar a melhor maneira de transmitir a emoção escolhida. Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os alunos irão assistir às apresentações dos outros grupos e irão discutir em grupo como o peso foi utilizado em cada coreografia. Eles irão compartilhar suas percepções e dar feedback uns aos outros.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre a atividade reforçando a importância do peso na dança e incentivando os alunos a continuarem explorando os diferentes elementos do movimento em suas futuras coreografias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em equipe.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de transmitir emoções através da dança.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do peso como elemento na coreografia.
  • Clareza na transmissão da emoção escolhida.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia.
  • Participação ativa e colaboração em equipe.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos durante a atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância do peso na dança.
  • Incentivar a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Dar feedback construtivo aos grupos durante a criação da coreografia.
  • Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos durante as apresentações.
  • Encerrar a atividade reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuar explorando os diferentes elementos do movimento em suas futuras coreografias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Contribuir para a criação da coreografia em equipe.
  • Experimentar diferentes variações de movimentos para encontrar a melhor maneira de transmitir a emoção escolhida.
  • Dar feedback construtivo aos outros grupos durante as apresentações.
  • Refletir sobre os conceitos aprendidos durante a atividade e aplicá-los em futuras coreografias.