Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Peso
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um elemento importante na dança, pois é responsável por transmitir diferentes emoções e sensações ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza ou raiva, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria ou delicadeza. Os alunos irão aprender a experimentar e analisar o peso em seus próprios movimentos, criando uma coreografia que transmita uma emoção específica. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para resolver problemas. Os alunos irão trabalhar em equipe para criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um elemento importante na dança, pois é responsável por transmitir diferentes emoções e sensações ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza ou raiva, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria ou delicadeza. Os alunos irão aprender a experimentar e analisar o peso em seus próprios movimentos, criando uma coreografia que transmita uma emoção específica. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para resolver problemas. Os alunos irão trabalhar em equipe para criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância do peso na dança. Os alunos irão assistir a um vídeo de uma apresentação de dança que utiliza o peso como elemento, e em seguida, irão discutir em grupo como o peso foi utilizado na coreografia.Etapa 3 - Entender
Os alunos irão trabalhar em grupo para entender melhor o conceito de peso na dança. Eles irão pesquisar sobre diferentes tipos de movimentos que utilizam o peso como elemento e irão compartilhar suas descobertas com a turma.Etapa 4 - Esboçar
Os alunos irão criar um esboço de uma coreografia que utilize o peso como elemento. Eles irão trabalhar em grupo para criar uma sequência de movimentos que transmita uma emoção específica. Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma.Etapa 5 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo qual emoção eles gostariam de transmitir em sua coreografia. Eles irão escolher uma emoção e irão trabalhar em conjunto para ajustar sua sequência de movimentos para transmitir essa emoção.Etapa 6 - Prototipar
Os alunos irão trabalhar em grupo para criar uma coreografia completa que transmita a emoção escolhida. Eles irão experimentar diferentes variações de movimentos para encontrar a melhor maneira de transmitir a emoção escolhida. Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma.Etapa 7 - Testar
Os alunos irão assistir às apresentações dos outros grupos e irão discutir em grupo como o peso foi utilizado em cada coreografia. Eles irão compartilhar suas percepções e dar feedback uns aos outros.Etapa 8 - Conclusão
Encerre a atividade reforçando a importância do peso na dança e incentivando os alunos a continuarem explorando os diferentes elementos do movimento em suas futuras coreografias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
- Incentivar a criatividade e a colaboração em equipe.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de transmitir emoções através da dança.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do peso como elemento na coreografia.
- Clareza na transmissão da emoção escolhida.
- Criatividade e originalidade na criação da coreografia.
- Participação ativa e colaboração em equipe.
- Compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos durante a atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância do peso na dança.
- Incentivar a pesquisa e a discussão em grupo.
- Dar feedback construtivo aos grupos durante a criação da coreografia.
- Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos durante as apresentações.
- Encerrar a atividade reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuar explorando os diferentes elementos do movimento em suas futuras coreografias.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Contribuir para a criação da coreografia em equipe.
- Experimentar diferentes variações de movimentos para encontrar a melhor maneira de transmitir a emoção escolhida.
- Dar feedback construtivo aos outros grupos durante as apresentações.
- Refletir sobre os conceitos aprendidos durante a atividade e aplicá-los em futuras coreografias.