Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Peso

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O fator do movimento na dança é um elemento importante para a construção de um desempenho de qualidade. O peso é um desses fatores, que se refere à força que o dançarino coloca em cada movimento. É possível perceber o peso em diferentes estilos de dança, como o balé clássico, a dança contemporânea e a dança de rua. Nesta atividade, os alunos irão explorar o peso como um elemento de movimento e como ele pode ser utilizado para transmitir emoções e expressões na dança. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam investigar e analisar o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O fator do movimento na dança é um elemento importante para a construção de um desempenho de qualidade. O peso é um desses fatores, que se refere à força que o dançarino coloca em cada movimento. É possível perceber o peso em diferentes estilos de dança, como o balé clássico, a dança contemporânea e a dança de rua. Nesta atividade, os alunos irão explorar o peso como um elemento de movimento e como ele pode ser utilizado para transmitir emoções e expressões na dança. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam investigar e analisar o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é o fator do movimento peso na dança. Será mostrado um vídeo curto de uma apresentação de dança que utiliza o peso como elemento de movimento.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre como o peso pode ser utilizado na dança para transmitir emoções e expressões. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - Estudo de caso

    Os alunos irão realizar um estudo de caso sobre como o peso é utilizado em uma apresentação de dança específica. Forneça um vídeo de uma apresentação e os alunos deverão identificar como o peso é utilizado pelos dançarinos.

  5. Etapa 5 - Infográfico

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o fator do movimento peso na dança. O infográfico deverá conter informações sobre como o peso é utilizado na dança, exemplos de apresentações que utilizam o peso como elemento de movimento e dicas para os dançarinos que desejam explorar o peso em suas apresentações.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma e explicar as informações contidas nele.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o tema e como os alunos podem utilizar o peso como elemento de movimento em suas apresentações de dança.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de infográficos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações contidas no infográfico.
  • Criatividade na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais de apoio para os alunos realizarem o estudo de caso.
  • Conduzir as discussões em grupo e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar o estudo de caso de forma completa e detalhada.
  • Criar um infográfico claro e objetivo sobre o tema.