Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Peso
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão e aprimoramento da técnica de dança. O peso é um dos quatro fatores do movimento, juntamente com tempo, fluência e espaço. Ele é responsável por dar qualidade e intenção aos movimentos, além de criar uma sensação de peso ou leveza. Na vida cotidiana, o peso pode ser percebido em objetos que carregamos, em nossa postura e até mesmo na maneira como nos movimentamos. Nesta atividade, os alunos serão convidados a experimentar e analisar o fator do peso na dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
Etapa 1 - Contextualização
O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão e aprimoramento da técnica de dança. O peso é um dos quatro fatores do movimento, juntamente com tempo, fluência e espaço. Ele é responsável por dar qualidade e intenção aos movimentos, além de criar uma sensação de peso ou leveza. Na vida cotidiana, o peso pode ser percebido em objetos que carregamos, em nossa postura e até mesmo na maneira como nos movimentamos. Nesta atividade, os alunos serão convidados a experimentar e analisar o fator do peso na dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).Etapa 2 - Apresentação do tema
Inicie a atividade apresentando o tema e explicando o que é o fator do peso na dança. Ele poderá utilizar exemplos práticos, como pedir para os alunos levantarem objetos pesados e leves para perceberem a diferença entre eles.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre o fator do peso na dança. O Forneça algumas perguntas norteadoras, como: Qual a importância do peso na dança? Como o peso pode ser utilizado para criar diferentes sensações em uma coreografia?Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o fator do peso na dança. Forneça um exemplo de modelo para que os alunos se baseiem.Etapa 5 - Debate crítico em grupo
Os grupos deverão apresentar seus modelos de avaliação por rubrica e debater sobre as diferentes perspectivas e ideias apresentadas. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Experimentação prática
Os alunos deverão experimentar o fator do peso na dança por meio de exercícios práticos. Forneça alguns exemplos de exercícios, como: caminhar com diferentes sensações de peso, criar uma coreografia utilizando o peso como elemento principal, entre outros.Etapa 7 - Reflexão final
Os alunos deverão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como poderão aplicar o conhecimento adquirido em suas práticas de dança.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar a reflexão crítica sobre as práticas de dança.
Critérios de avaliação
- Compreensão do fator do peso na dança.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criação de um modelo de avaliação por rubrica coerente e completo.
- Participação ativa no debate crítico em grupo.
- Experimentação prática do fator do peso na dança com qualidade técnica.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar as discussões em grupo e o debate crítico.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica coerente e completo.
- Participar ativamente do debate crítico em grupo.
- Experimentar o fator do peso na dança com qualidade técnica.
- Refletir sobre o aprendizado e como poderá ser aplicado na prática de dança.