Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Peso

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão e aprimoramento da técnica de dança. O peso é um dos quatro fatores do movimento, juntamente com tempo, fluência e espaço. Ele é responsável por dar qualidade e intenção aos movimentos, além de criar uma sensação de peso ou leveza. Na vida cotidiana, o peso pode ser percebido em objetos que carregamos, em nossa postura e até mesmo na maneira como nos movimentamos. Nesta atividade, os alunos serão convidados a experimentar e analisar o fator do peso na dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão e aprimoramento da técnica de dança. O peso é um dos quatro fatores do movimento, juntamente com tempo, fluência e espaço. Ele é responsável por dar qualidade e intenção aos movimentos, além de criar uma sensação de peso ou leveza. Na vida cotidiana, o peso pode ser percebido em objetos que carregamos, em nossa postura e até mesmo na maneira como nos movimentamos. Nesta atividade, os alunos serão convidados a experimentar e analisar o fator do peso na dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e explicando o que é o fator do peso na dança. Ele poderá utilizar exemplos práticos, como pedir para os alunos levantarem objetos pesados e leves para perceberem a diferença entre eles.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre o fator do peso na dança. O Forneça algumas perguntas norteadoras, como: Qual a importância do peso na dança? Como o peso pode ser utilizado para criar diferentes sensações em uma coreografia?

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o fator do peso na dança. Forneça um exemplo de modelo para que os alunos se baseiem.

  5. Etapa 5 - Debate crítico em grupo

    Os grupos deverão apresentar seus modelos de avaliação por rubrica e debater sobre as diferentes perspectivas e ideias apresentadas. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Experimentação prática

    Os alunos deverão experimentar o fator do peso na dança por meio de exercícios práticos. Forneça alguns exemplos de exercícios, como: caminhar com diferentes sensações de peso, criar uma coreografia utilizando o peso como elemento principal, entre outros.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos deverão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como poderão aplicar o conhecimento adquirido em suas práticas de dança.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre as práticas de dança.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do fator do peso na dança.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica coerente e completo.
  • Participação ativa no debate crítico em grupo.
  • Experimentação prática do fator do peso na dança com qualidade técnica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões em grupo e o debate crítico.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica coerente e completo.
  • Participar ativamente do debate crítico em grupo.
  • Experimentar o fator do peso na dança com qualidade técnica.
  • Refletir sobre o aprendizado e como poderá ser aplicado na prática de dança.