Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Peso

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um dos elementos que compõem a dança, e é responsável por transmitir sensações e emoções ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos explorar o fator do movimento na dança: peso. O peso é um dos elementos que compõem a dança, e é responsável por transmitir sensações e emoções ao público. Por exemplo, um movimento mais pesado pode transmitir tristeza, enquanto um movimento mais leve pode transmitir alegria. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de movimentos com peso na dança. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo que exemplifica o uso do peso na dança.

  3. Etapa 3 - Leitura e pesquisa

    Os alunos farão uma leitura sobre o tema e realizarão uma pesquisa sobre o uso do peso na dança. Para isso, disponibilize alguns materiais de apoio, como textos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dê orientações sobre como criar um mapa conceitual e fique disponível para tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre os mapas conceituais criados, compartilhando ideias e esclarecendo dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

  7. Etapa 7 - Exercício prático

    Os alunos farão um exercício prático de dança, aplicando o conceito de peso em seus movimentos. Dê orientações sobre como usar o peso na dança e fique disponível para tirar dúvidas.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão final sobre o que aprenderam na atividade, destacando as principais ideias e conceitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência prática de dança, aplicando o conceito de peso.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos no exercício prático de dança.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Dar orientações sobre como criar um mapa conceitual.
  • Estar disponível para tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e pesquisa sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação dos mapas conceituais.