Fator do Movimento na Dança: Tempo

Nesta aula de Arte vamos aprender mais sobre o tempo como um fator do movimento que combinado com os fatores fluência, peso e espaço é importante para entender as ações corporais e o movimento dançado. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais são as características do fator do movimento tempo?

    A) Velocidade dos movimentos: rápido, moderado e lento.

    B) Intensidade dos movimentos: rápido, moderado e lento.

    C) Intensidade dos movimentos: forte, fraco, leve ou pesado.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O movimento é um elemento fundamental na dança, e o fator do tempo é um dos principais elementos que influenciam a expressão corporal. O tempo pode ser rápido ou lento, contínuo ou descontínuo, e pode criar diferentes sensações e emoções na dança. Nesta aula, os alunos irão explorar o fator do tempo na dança, analisando como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos e expressões. Eles irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: tempo. O tempo é um elemento fundamental na dança, pois é ele que dá ritmo e fluidez aos movimentos. Os alunos irão experimentar diferentes tempos e aprender como eles podem ser combinados para criar movimentos mais complexos. O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão da arte da dança. O tempo é um dos quatro elementos do movimento, juntamente com peso, fluência e espaço. É a velocidade em que os movimentos são executados e a duração de cada movimento. É importante que os alunos compreendam que o tempo é um elemento essencial para a expressão artística na dança. Para trabalhar este tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de aula invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pen__a_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    O tema é fundamental para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Nesta aula, os alunos criarão um jogo de tabuleiro visando desenvolver a habilidade de analisar e aplicar o fator tempo na dança. O jogo será composto por perguntas e ações relacionadas ao tema, e os alunos terão que responder corretamente para avançar no tabuleiro.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    Nesta aula, vamos explorar o fator do movimento na dança: o tempo. O tempo é um elemento fundamental para a dança, pois é ele que determina a velocidade e o ritmo dos movimentos. Vamos entender como o tempo pode ser utilizado para criar diferentes efeitos na dança, como a sensação de leveza ou de peso, de rapidez ou de lentidão. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de experimentar e analisar os fatores de movimento, combinando-os para gerar ações corporais e movimentos dançados.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    Nesta aula, vamos explorar o fator do movimento na dança: tempo. O tempo é um elemento fundamental na dança, pois é ele que dá ritmo e fluidez às coreografias. Para entender melhor como o tempo funciona na dança, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking e criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender como as pessoas pensam, sentem, falam e agem em relação ao tempo. A partir disso, vamos analisar exemplos práticos de danças que utilizam diferentes tempos e ritmos, e os alunos terão a oportunidade de experimentar e criar suas próprias coreografias.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: