Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos explorar o fator do movimento na dança: tempo. O tempo é um elemento fundamental na dança, pois é ele que dá ritmo e fluidez às coreografias. Para entender melhor como o tempo funciona na dança, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking e criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender como as pessoas pensam, sentem, falam e agem em relação ao tempo. A partir disso, vamos analisar exemplos práticos de danças que utilizam diferentes tempos e ritmos, e os alunos terão a oportunidade de experimentar e criar suas próprias coreografias.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do tempo na dança. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar suas experiências com a dança e suas percepções sobre o tempo na música e na dança.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e criarão um mapa de empatia sobre o tema "tempo na dança". Cada grupo preencherá os campos "O que dançarino pensa e sente?", "O que dançarino escuta?", "O que dançarino fala e faz?", "O que dançarino vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala, tirando dúvidas e orientando os alunos.

  3. Etapa 3 - Análise de exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos de danças que utilizam diferentes tempos e ritmos, como samba, tango, balé e hip hop. Os alunos farão uma análise em grupo, identificando os elementos de tempo presentes em cada dança.

  4. Etapa 4 - Experimentação

    Os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes tempos e ritmos, criando pequenas coreografias em grupo. Oriente e dê feedbacks individuais aos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação de coreografias

    Baseando-se no mapa de empatia, os alunos, em grupos, criarão suas próprias coreografias, utilizando os elementos de tempo e ritmo estudados na aula. Cada grupo apresentará sua coreografia para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Os alunos farão uma roda de conversa para discutir as coreografias apresentadas e refletir sobre o processo de criação. Medie a discussão, incentivando a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa, assistindo a vídeos de danças e experimentando diferentes ritmos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do tempo na dança e na música.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos elementos de tempo e ritmo na criação das coreografias.
  • Coerência e criatividade na criação das coreografias.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Orientar e dar feedbacks individuais aos alunos durante a experimentação e criação das coreografias.
  • Mediar a discussão e a reflexão sobre as coreografias apresentadas.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Experimentar diferentes tempos e ritmos na criação das coreografias.
  • Trabalhar colaborativamente em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação.