Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema é fundamental para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Nesta aula, os alunos criarão um jogo de tabuleiro visando desenvolver a habilidade de analisar e aplicar o fator tempo na dança. O jogo será composto por perguntas e ações relacionadas ao tema, e os alunos terão que responder corretamente para avançar no tabuleiro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sua importância na dança. Em seguida, faça uma breve revisão dos outros fatores de movimento (peso, fluência e espaço).

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Dê orientações e sugestões para a criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Teste do jogo

    Cada grupo apresentará seu jogo e os demais grupos jogarão para testá-lo. Faça observações e sugestões para melhorar o jogo.

  4. Etapa 4 - Jogo em sala de aula

    Os alunos jogarão o jogo criado pelos outros grupos em sala de aula. Acompanhe e faça observações sobre o desempenho dos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos farão uma discussão em grupo sobre as perguntas e ações do jogo e como elas se relacionam com o fator tempo na dança.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos farão uma atividade prática de dança em que deverão aplicar o fator tempo em suas movimentações. Dê orientações e sugestões para a atividade.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão final sobre a aula e o que aprenderam sobre o fator tempo na dança.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Desempenho no jogo em sala de aula.
  • Aplicação correta do fator tempo na atividade prática de dança.

Ações do professor

  • Orientar e dar sugestões para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Acompanhar e fazer observações sobre o desempenho dos alunos no jogo em sala de aula.
  • Dar orientações e sugestões para a atividade prática de dança.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos em sala de aula.
  • Aplicar corretamente o fator tempo na atividade prática de dança.