Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O movimento é um elemento fundamental na dança, e o fator do tempo é um dos principais elementos que influenciam a expressão corporal. O tempo pode ser rápido ou lento, contínuo ou descontínuo, e pode criar diferentes sensações e emoções na dança. Nesta aula, os alunos irão explorar o fator do tempo na dança, analisando como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos e expressões. Eles irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
Etapa 1 - Aquecimento
Conduza um aquecimento para preparar o corpo dos alunos para a atividade. O aquecimento pode incluir exercícios de respiração, alongamento e mobilidade articular.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando o que é o fator do tempo na dança e como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos e expressões. Também mostre exemplos de danças que usam o fator do tempo de forma expressiva.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre o tema da aula. Eles devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e estimule a discussão.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma. Conduza uma discussão sobre os critérios apresentados e como eles podem ser usados para avaliar o desenvolvimento do tema.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma pequena coreografia que explore o fator do tempo de forma expressiva. Eles devem usar os critérios de avaliação por rubrica criados na etapa anterior para avaliar o desenvolvimento da atividade.Etapa 6 - Apresentação das coreografias
Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Conduza uma discussão sobre as diferentes formas de explorar o fator do tempo na dança e como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos e expressões.Etapa 7 - Reflexão final
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras atividades de dança. Conduza uma discussão sobre as principais aprendizagens da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
- Estimular a criatividade e expressividade dos alunos na dança.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar critérios de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Capacidade de experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
- Criatividade e expressividade na criação da coreografia.
- Capacidade de trabalhar em grupo e criar critérios de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Conduzir o aquecimento e preparar o corpo dos alunos para a atividade.
- Apresentar o tema da aula e mostrar exemplos de danças que usam o fator do tempo de forma expressiva.
- Orientar os alunos na criação dos critérios de avaliação por rubrica e estimular a discussão.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o tema da aula e criar um template de avaliação por rubrica.
- Criar uma pequena coreografia que explore o fator do tempo de forma expressiva.
- Apresentar a coreografia para a turma e avaliar o desenvolvimento da atividade usando os critérios de avaliação por rubrica.