Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O movimento é um elemento fundamental na dança, e o fator do tempo é um dos principais elementos que influenciam a expressão corporal. O tempo pode ser rápido ou lento, contínuo ou descontínuo, e pode criar diferentes sensações e emoções na dança. Nesta aula, os alunos irão explorar o fator do tempo na dança, analisando como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos e expressões. Eles irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Conduza um aquecimento para preparar o corpo dos alunos para a atividade. O aquecimento pode incluir exercícios de respiração, alongamento e mobilidade articular.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é o fator do tempo na dança e como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos e expressões. Também mostre exemplos de danças que usam o fator do tempo de forma expressiva.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre o tema da aula. Eles devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e estimule a discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma. Conduza uma discussão sobre os critérios apresentados e como eles podem ser usados para avaliar o desenvolvimento do tema.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma pequena coreografia que explore o fator do tempo de forma expressiva. Eles devem usar os critérios de avaliação por rubrica criados na etapa anterior para avaliar o desenvolvimento da atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das coreografias

    Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Conduza uma discussão sobre as diferentes formas de explorar o fator do tempo na dança e como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos e expressões.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras atividades de dança. Conduza uma discussão sobre as principais aprendizagens da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e expressividade dos alunos na dança.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar critérios de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de experimentar e analisar os fatores de movimento na dança.
  • Criatividade e expressividade na criação da coreografia.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e criar critérios de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Conduzir o aquecimento e preparar o corpo dos alunos para a atividade.
  • Apresentar o tema da aula e mostrar exemplos de danças que usam o fator do tempo de forma expressiva.
  • Orientar os alunos na criação dos critérios de avaliação por rubrica e estimular a discussão.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o tema da aula e criar um template de avaliação por rubrica.
  • Criar uma pequena coreografia que explore o fator do tempo de forma expressiva.
  • Apresentar a coreografia para a turma e avaliar o desenvolvimento da atividade usando os critérios de avaliação por rubrica.