Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: tempo. O tempo é um elemento fundamental na dança, pois é ele que dá ritmo e fluidez aos movimentos. Os alunos irão experimentar diferentes tempos e aprender como eles podem ser combinados para criar movimentos mais complexos. O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula e explique a importância do tempo na dança. Em seguida, divida os alunos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Explorando o tempo
Nessa estação, os alunos irão experimentar diferentes tempos de movimento. Utilize músicas com diferentes ritmos e peça que os alunos criem movimentos que combinem com cada uma delas.Etapa 3 - Estação 2 - Criando movimentos
Nessa estação, os alunos irão criar movimentos utilizando diferentes tempos. Peça que os alunos trabalhem em duplas ou trios e criem uma sequência de movimentos que combine diferentes tempos.Etapa 4 - Estação 3 - Analisando movimentos
Nessa estação, os alunos irão analisar os movimentos criados pelos colegas e identificar os diferentes tempos utilizados. Peça que os alunos utilizem uma ficha de análise para registrar as informações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e compartilhar suas experiências. Medie a discussão e faça perguntas para que os alunos reflitam sobre o tema.Etapa 6 - Criação de uma coreografia
Nessa etapa, os alunos irão utilizar os movimentos criados nas estações para criar uma coreografia em grupo. Auxilie na organização dos movimentos e na escolha da música.Etapa 7 - Apresentação da coreografia
Ao final da aula, os grupos irão apresentar suas coreografias para a turma. Avalie a criatividade, a precisão dos movimentos e a utilização dos diferentes tempos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Promover a cooperação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Utilização dos diferentes tempos na criação dos movimentos.
- Precisão e fluidez dos movimentos.
- Criatividade na criação da coreografia.
- Cooperação e trabalho em grupo.
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância do tempo na dança.
- Organizar as estações e auxiliar os alunos nas atividades propostas.
- Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para que os alunos reflitam sobre o tema.
- Auxiliar na organização dos movimentos e na escolha da música para a coreografia.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Experimentar diferentes tempos de movimento.
- Criar movimentos utilizando diferentes tempos.
- Analisar os movimentos criados pelos colegas e identificar os diferentes tempos utilizados.
- Participar da discussão em grupo e compartilhar suas experiências.
- Criar uma coreografia em grupo e apresentá-la para a turma.