Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão explorar o fator do movimento na dança: tempo. O tempo é um elemento fundamental na dança, pois é ele que dá ritmo e fluidez aos movimentos. Os alunos irão experimentar diferentes tempos e aprender como eles podem ser combinados para criar movimentos mais complexos. O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a importância do tempo na dança. Em seguida, divida os alunos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Explorando o tempo

    Nessa estação, os alunos irão experimentar diferentes tempos de movimento. Utilize músicas com diferentes ritmos e peça que os alunos criem movimentos que combinem com cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criando movimentos

    Nessa estação, os alunos irão criar movimentos utilizando diferentes tempos. Peça que os alunos trabalhem em duplas ou trios e criem uma sequência de movimentos que combine diferentes tempos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Analisando movimentos

    Nessa estação, os alunos irão analisar os movimentos criados pelos colegas e identificar os diferentes tempos utilizados. Peça que os alunos utilizem uma ficha de análise para registrar as informações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e compartilhar suas experiências. Medie a discussão e faça perguntas para que os alunos reflitam sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Criação de uma coreografia

    Nessa etapa, os alunos irão utilizar os movimentos criados nas estações para criar uma coreografia em grupo. Auxilie na organização dos movimentos e na escolha da música.

  7. Etapa 7 - Apresentação da coreografia

    Ao final da aula, os grupos irão apresentar suas coreografias para a turma. Avalie a criatividade, a precisão dos movimentos e a utilização dos diferentes tempos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de experimentar e analisar os fatores de movimento como elementos que geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização dos diferentes tempos na criação dos movimentos.
  • Precisão e fluidez dos movimentos.
  • Criatividade na criação da coreografia.
  • Cooperação e trabalho em grupo.
  • Participação e engajamento nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância do tempo na dança.
  • Organizar as estações e auxiliar os alunos nas atividades propostas.
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para que os alunos reflitam sobre o tema.
  • Auxiliar na organização dos movimentos e na escolha da música para a coreografia.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Experimentar diferentes tempos de movimento.
  • Criar movimentos utilizando diferentes tempos.
  • Analisar os movimentos criados pelos colegas e identificar os diferentes tempos utilizados.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar suas experiências.
  • Criar uma coreografia em grupo e apresentá-la para a turma.