Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão da arte da dança. O tempo é um dos quatro elementos do movimento, juntamente com peso, fluência e espaço. É a velocidade em que os movimentos são executados e a duração de cada movimento. É importante que os alunos compreendam que o tempo é um elemento essencial para a expressão artística na dança. Para trabalhar este tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de aula invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pen__a_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema, apresentando exemplos de danças que utilizam o tempo como elemento fundamental, como o tango, o ballet e o hip hop. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências com a dança e a importância do tempo em suas práticas.Etapa 2 - Preparação
Divida os alunos em grupos e entregue um texto sobre o fator do movimento na dança, com foco no tempo. Eles deverão ler e discutir o texto em grupo, destacando as informações mais relevantes e criando perguntas para serem respondidas por outros grupos na próxima etapa.Etapa 3 - Sala de aula invertida
Disponibilize para os alunos um vídeo sobre o tema. Após assistir ao vídeo, eles deverão responder às perguntas criadas na etapa anterior e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão apresentar seus templates de Dinâmica dos 3 Qs e discutir em grupo as respostas dadas às perguntas e as informações mais relevantes do vídeo. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos deverão criar uma coreografia em grupo, utilizando o tempo como elemento fundamental. Eles deverão explorar diferentes velocidades e durações de movimentos, utilizando a música como base para a criação. Acompanhe e oriente os grupos durante a atividade.Etapa 6 - Apresentação das coreografias
Os grupos apresentarão suas coreografias para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação. Os alunos deverão avaliar as apresentações dos colegas e discutir as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve reflexão sobre a importância do tempo na dança e como ele pode ser explorado de diferentes maneiras. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa Sala de aula invertida.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, por meio da criação de uma coreografia em grupo.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do tempo como elemento fundamental na criação da coreografia.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Compreensão e aplicação dos conceitos abordados na aula.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Orientar os grupos durante a atividade prática.
- Fazer uma reflexão final sobre a importância do tempo na dança e como ele pode ser explorado de diferentes maneiras.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto sobre o tema em grupo.
- Assistir ao vídeo sobre o tema e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Criar uma coreografia em grupo, explorando diferentes velocidades e durações de movimentos.