Aula sobre Fator Do Movimento Na Danca Tempo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O fator do movimento na dança é um tema fundamental para a compreensão da arte da dança. O tempo é um dos quatro elementos do movimento, juntamente com peso, fluência e espaço. É a velocidade em que os movimentos são executados e a duração de cada movimento. É importante que os alunos compreendam que o tempo é um elemento essencial para a expressão artística na dança. Para trabalhar este tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de aula invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pen__a_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema, apresentando exemplos de danças que utilizam o tempo como elemento fundamental, como o tango, o ballet e o hip hop. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências com a dança e a importância do tempo em suas práticas.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Divida os alunos em grupos e entregue um texto sobre o fator do movimento na dança, com foco no tempo. Eles deverão ler e discutir o texto em grupo, destacando as informações mais relevantes e criando perguntas para serem respondidas por outros grupos na próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Disponibilize para os alunos um vídeo sobre o tema. Após assistir ao vídeo, eles deverão responder às perguntas criadas na etapa anterior e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão apresentar seus templates de Dinâmica dos 3 Qs e discutir em grupo as respostas dadas às perguntas e as informações mais relevantes do vídeo. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos deverão criar uma coreografia em grupo, utilizando o tempo como elemento fundamental. Eles deverão explorar diferentes velocidades e durações de movimentos, utilizando a música como base para a criação. Acompanhe e oriente os grupos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das coreografias

    Os grupos apresentarão suas coreografias para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação. Os alunos deverão avaliar as apresentações dos colegas e discutir as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve reflexão sobre a importância do tempo na dança e como ele pode ser explorado de diferentes maneiras. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa Sala de aula invertida.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, por meio da criação de uma coreografia em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do tempo como elemento fundamental na criação da coreografia.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Orientar os grupos durante a atividade prática.
  • Fazer uma reflexão final sobre a importância do tempo na dança e como ele pode ser explorado de diferentes maneiras.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto sobre o tema em grupo.
  • Assistir ao vídeo sobre o tema e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criar uma coreografia em grupo, explorando diferentes velocidades e durações de movimentos.