Aula sobre Fatores Climaticos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os fatores climáticos são fundamentais para entendermos como funciona o clima em diferentes regiões do mundo. A partir do conhecimento desses fatores, podemos compreender as consequências das práticas humanas na dinâmica climática, como a formação de ilhas de calor nas cidades, por exemplo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são os fatores climáticos, como eles influenciam o clima e como as práticas humanas podem afetar a dinâmica climática. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Nesta etapa, os alunos deverão pesquisar e discutir em grupo sobre os fatores climáticos e suas características. Cada grupo deverá criar uma lista com as informações mais relevantes.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os grupos deverão esboçar ideias de como as práticas humanas podem afetar a dinâmica climática. Cada grupo deverá criar um esboço com as ideias mais importantes.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão decidir qual ideia será a mais importante para ser desenvolvida no projeto. A partir dessa decisão, deverão criar um plano de ação para desenvolver a ideia escolhida.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base no plano de ação criado na etapa anterior, os grupos deverão criar um protótipo do projeto. O professor deverá fornecer materiais como papel, lápis, canetas, tesoura, cola, etc.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos deverão testar o protótipo criado, apresentando-o para a turma e recebendo feedback dos colegas e do professor. Com base no feedback, poderão fazer ajustes no projeto desenvolvido.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deverá fazer uma reflexão sobre o processo de criação do projeto e sobre a importância de entendermos os fatores climáticos e as consequências das práticas humanas na dinâmica climática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a criatividade e a inovação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas do processo de criação do modelo do projeto.
  • Qualidade e relevância das informações pesquisadas e apresentadas no projeto.
  • Criatividade e inovação na elaboração do projeto.
  • Capacidade de analisar as consequências das práticas humanas na dinâmica climática.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar e acompanhar o processo de criação do projeto.
  • Fornecer feedback e estimular a reflexão sobre o processo de criação do projeto.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a inovação.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre os fatores climáticos e suas características.
  • Esboçar ideias de como as práticas humanas podem afetar a dinâmica climática.
  • Decidir qual ideia será a mais importante para ser desenvolvida no projeto.
  • Criar um protótipo do projeto.
  • Testar o protótipo criado e fazer ajustes com base no feedback recebido.