Aula sobre Fatores Climaticos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Fatores climáticos" é de extrema importância para a compreensão do funcionamento da dinâmica climática e como ela é influenciada por práticas humanas. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como as ilhas de calor- fenômeno que ocorre em grandes centros urbanos e que pode ser percebido pelos alunos em seu cotidiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Fatores climáticos" e explique a importância do estudo desse tema para os alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia. O objetivo é que possam se colocar no lugar de outras pessoas e entender como elas são afetadas pela dinâmica climática.

  3. Etapa 3 - Identificação dos fatores climáticos

    Os alunos irão identificar os fatores climáticos que influenciam a dinâmica climática, como a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica, entre outros. O professor irá apresentar exemplos práticos para poderem compreender melhor cada um desses fatores.

  4. Etapa 4 - Análise das práticas humanas

    Os alunos irão analisar as práticas humanas que influenciam a dinâmica climática, como a poluição, o desmatamento, a urbanização, entre outras. O professor irá apresentar exemplos práticos sobre como essas práticas afetam o clima.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupos de 4 a 5 pessoas as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão para a turma.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    O professor irá propor uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Identificação correta dos fatores climáticos.
  • Análise coerente das práticas humanas que influenciam a dinâmica climática.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados da discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Orientar os alunos na identificação dos fatores climáticos e na análise das práticas humanas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Propor uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Identificar os fatores climáticos.
  • Analisar as práticas humanas que influenciam a dinâmica climática.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo.