Aula sobre Fatores Climaticos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula de hoje abordará os fatores climáticos- variáveis que influenciam o clima de um determinado lugar. Esses fatores são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, massas de ar, relevo e vegetação. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. É importante destacar que a compreensão dos fatores climáticos é fundamental para entendermos as consequências das práticas humanas na dinâmica climática, como a formação de ilhas de calor, por exemplo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os fatores climáticos e explique sua importância para entendermos o clima de um determinado lugar. Em seguida explique a metodologia Gamificação que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre os fatores climáticos e coletar informações das consequências das práticas humanas na dinâmica climática.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo criará um mapa de registro do jogo, seguindo as orientações da metodologia de gamificação. Eles deverão utilizar as informações coletadas na etapa anterior para criar um jogo envolvente e didático.

  5. Etapa 5 - Troca de jogos

    Os grupos irão trocar seus jogos com os demais para testarem suas habilidades.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir os jogos e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre a importância dos fatores climáticos e como eles influenciam a dinâmica climática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a criatividade e trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de elaborar perguntas e respostas sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
  • Habilidade em responder às perguntas elaboradas por outros grupos.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Compreensão dos fatores climáticos e sua importância na dinâmica climática.

Ações do professor

  • Apresentar os fatores climáticos e sua importância.
  • Explicar a metodologia Gamificação que será utilizada na aula.
  • Orientar os grupos na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e a importância dos fatores climáticos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações de qualidade sobre os fatores climáticos.
  • Testar os jogos criados por outros grupos e responder as perguntas elaboradas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Demonstrar compreensão dos fatores climáticos e sua importância na dinâmica climática.