Aula sobre Fatores Climaticos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os fatores climáticos são elementos que influenciam o clima de uma região e são importantes para entendermos as diferentes características climáticas de cada região do mundo, bem como as mudanças climáticas que estamos vivenciando atualmente. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), visando desenvolver a habilidade em analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são os fatores climáticos e apresente exemplos de como eles se manifestam em diferentes regiões do mundo. Em seguida, deve apresentar o tema central do debate: "As práticas humanas influenciam o clima local?".

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    O grupo de pesquisa deve realizar uma pesquisa sobre as práticas humanas que influenciam o clima local, como a construção de edifícios, a pavimentação de ruas, o desmatamento, entre outras. O objetivo é reunir informações para embasar os argumentos dos grupos defensor e opositor.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor devem se reunir para preparar seus argumentos. O grupo defensor deve apresentar os benefícios das práticas humanas para o clima local, enquanto o grupo opositor deve apresentar as consequências negativas dessas práticas. A banca julgadora deve se reunir para definir os critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Defesa

    Os grupos defensor e opositor apresentam os seus argumentos.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora e do outro grupo. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e de análise crítica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese dos argumentos apresentados e destacando a importância de considerarmos as práticas humanas na dinâmica climática. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre suas próprias práticas e como elas podem influenciar o clima local.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Fomentar a reflexão sobre as práticas humanas e sua relação com o clima.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade das respostas às perguntas da banca julgadora e dos outros grupos.
  • Participação ativa de todos os alunos nas diferentes etapas do debate.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação no debate.
  • Fazer uma síntese dos argumentos apresentados e destacar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as práticas humanas que influenciam o clima local.
  • Preparar argumentos consistentes para defender ou refutar a influência das práticas humanas no clima.
  • Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora e dos outros grupos.