Aula sobre Fatores Climaticos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os fatores climáticos são elementos que influenciam diretamente no clima de uma região. Eles são responsáveis por determinar as características climáticas de cada lugar, como temperatura, umidade, ventos, entre outros. No cotidiano dos estudantes, os fatores climáticos podem ser percebidos em situações como mudanças de temperatura ao longo do dia, variação de umidade em diferentes ambientes e a sensação térmica. Nesta aula, a metodologia ativa Rotação por Estações será utilizada para desenvolver a habilidade de analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve explicação sobre os fatores climáticos e sua importância para a determinação do clima de uma região.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em três grupos, e cada grupo será direcionado para uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Efeito Estufa

    Os alunos desta estação receberão um texto explicativo sobre o efeito estufa e sua relação com as atividades humanas. Em seguida, eles deverão responder a perguntas sobre o tema e apresentar suas respostas para os demais grupos.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Ilha de Calor

    Os alunos desta estação receberão um texto explicativo sobre as ilhas de calor e sua relação com as atividades humanas. Em seguida, eles deverão responder a perguntas sobre o tema e apresentar suas respostas para os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Mudanças Climáticas

    Os alunos desta estação receberão um texto explicativo sobre as mudanças climáticas e sua relação com as atividades humanas. Em seguida, eles deverão responder a perguntas sobre o tema e apresentar suas respostas para os demais grupos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Após o término das atividades em cada estação, os alunos se reunirão novamente para discutir as informações e conclusões obtidas em cada estação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância de se compreender os fatores climáticos e suas relações com as práticas humanas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância de práticas sustentáveis para a preservação do clima.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de informações entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em cada estação.
  • Capacidade de análise e síntese das informações obtidas.
  • Reflexão sobre a importância de práticas sustentáveis para a preservação do clima.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os fatores climáticos e sua importância.
  • Orientar e acompanhar as atividades em cada estação.
  • Estimular a troca de informações e a reflexão sobre as práticas sustentáveis.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação.
  • Trocar informações e apresentar suas conclusões para os demais grupos.
  • Refletir sobre a importância de práticas sustentáveis para a preservação do clima.