Aula sobre Fatores Climaticos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os fatores climáticos são um tema importante para entendermos as características do clima em diferentes regiões do mundo e como ele pode influenciar nossa vida. Por exemplo, a ilha de calor é um fenômeno urbano que ocorre em grandes cidades, onde as áreas urbanas são mais quentes do que as áreas rurais. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre os fatores climáticos, incluindo a análise das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo perguntas aos alunos sobre o que eles sabem sobre os fatores climáticos e como eles afetam a vida das pessoas. Em seguida, o professor deve apresentar o objetivo da aula e explicar como a metodologia será aplicada.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem pesquisar sobre os fatores climáticos em casa, usando fontes confiáveis de informação. O professor pode fornecer algumas sugestões de sites para pesquisa. Os alunos devem anotar as informações mais importantes em um caderno ou folha de papel.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre os fatores climáticos. O professor deve fornecer um modelo de mapa conceitual e orientar os alunos na criação desse mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir seus mapas conceituais e comparar as informações.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações mais importantes e as relações entre elas.

  6. Etapa 6 - Análise

    Os alunos devem analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, usando as informações dos mapas conceituais e pesquisas prévias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma breve conclusão sobre a aula e como ela pode ser aplicada na vida dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Análise crítica das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa prévia dos alunos.
  • Fornecer um modelo de mapa conceitual e orientar os alunos na criação do mapa.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa prévia em casa.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.