Aula sobre Fatores Que Influenciam O Clima

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto para os alunos. O clima é um tema que afeta diretamente a vida das pessoas e dos animais. É fundamental entendermos como ele funciona e quais são os fatores que o influenciam. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados são: como a variação climática produz contextos humanos e hábitos diferentes (Qatar adaptação tecnológica ao calor, países tropicais servindo para produção em larga escala de commodities, dentre outros), observação do tempo e variação climática em diferentes estações do ano, impactos das mudanças climáticas na fauna e flora, entre outros.

Plano de Aula:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos e explicar que eles irão trabalhar em grupo para criar um diário de bordo sobre os fatores que influenciam o clima. O objetivo é que os alunos identifiquem as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simulem situações nas quais elas possam ser medidas.

  2. Etapa 2 - Problema

    Apresente um problema relacionado ao tema para que os alunos possam discutir e identificar as variáveis envolvidas na previsão do tempo. Um exemplo interessante é apresentar uma notícia que trate de uma temperatura fria recorde em algum local do mundo e questionar porque mesmo assim tratam do aquecimento global.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Incentive os alunos a pensar em possíveis soluções para o problema apresentado, utilizando as variáveis identificada, pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Deixe que os alunos a escolham a alternativa que considerarem a melhor resolver o problema apresentado, utilizando as informações registradas no diário de bordo. Dessa forma, poderá observar como cada aluno aplica os conceitos.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Incentive os alunos a aplicarem a solução encontrada em situações reais, simuladas em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Medie a discussão em grupo sobre os resultados obtidos na aplicação da solução encontrada.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ajude os alunos na construção da síntese dos resultados obtidos e das conclusões alcançadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de dados.

Critérios de avaliação

  • Identificação das variáveis envolvidas na previsão do tempo;
  • Cooperação e participação do grupo;
  • Qualidade e clareza das soluções propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
  • Orientar os alunos sobre a metodologia utilizada e os critérios de avaliação;
  • Tirar dúvidas e auxiliar na resolução dos problemas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo;
  • Identificar as variáveis envolvidas na previsão do tempo;
  • Propor soluções criativas e inovadoras.