Aula sobre Fatores Que Influenciam O Clima

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O clima é um assunto que está presente em nosso cotidiano e afeta diretamente nossas vidas. Desde a escolha da roupa que vamos usar até a decisão de plantar ou não uma determinada cultura, o clima é um fator determinante. Nesta aula, vamos estudar os fatores que influenciam o clima e como eles podem ser medidos e previstos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça breve apresentação sobre o tema e sua importância desde o início dos tempos, mostrando exemplos práticos de como o clima afeta nosso dia a dia.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas.

  3. Etapa 3 - Construção do template Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo irá construir um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os alunos usem o template como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre os fatores que influenciam o clima

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um fator que influencia o clima, como temperatura, umidade, pressão atmosférica, composição do ar, entre outros. Os alunos deverão encontrar informações sobre como esses fatores podem ser medidos e como eles afetam o clima.

  5. Etapa 5 - Criação de um experimento

    Cada grupo deverá pesquisar e replicar uma ferramenta usada para medir o fator que escolhido, para então apresentar para à turma. Os alunos deverão utilizar materiais disponíveis na sala de aula para a construção da ferramenta, como massa de modelar, diferentes tipos de papel, etc.

    Observação: é válido excluir o termômetro pela obviedade.


  6. Etapa 6 - Apresentação dos experimentos

    Cada grupo apresentará sua ferramente para a turma e explicará seu funcionamento e como o fator que pesquisou influencia o clima.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular a criatividade e a habilidade dos alunos em resolver problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação dos experimentos.
  • Qualidade da apresentação do experimento.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação dos experimentos.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação da ferramenta.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar sugestões para melhorias.