Aula sobre Fatores Que Influenciam O Clima

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto para os alunos. O clima é um tema que afeta diretamente a vida das pessoas e dos animais. É fundamental entendermos como ele funciona e quais são os fatores que o influenciam. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados são: como a variação climática produz contextos humanos e hábitos diferentes (Qatar adaptação tecnológica ao calor, países tropicais servindo para produção em larga escala de commodities, dentre outros), observação do tempo e variação climática em diferentes estações do ano, impactos das mudanças climáticas na fauna e flora, entre outros.

Plano de Aula:


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema "Fatores que influenciam o clima" e contextualize com exemplos práticos. Mostre locais extremos do mundo, como polos e desertos.

    \- Explicação do modelo de debate crítico e do template de avaliação por rubrica.


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    \- Os alunos realizam uma pesquisa individual sobre os fatores que influenciam o clima.

    \- Disponibilizelivros, revistas, jornais ou outros materiais para a pesquisa.


  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    \- Os alunos são divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.

    \- Cada grupo deve discutir e argumentar sobre humanos que influenciarem ou não nos fatores que definem clima, utilizando o modelo de debate crítico.

    \- O professor orienta e estimula a participação dos alunos.


  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica

    \- Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos para avaliar a participação dos colegas no debate. Aqui é muito importante que você guie os grupos, pois criar algo ainda aprendendo sobre o tema não é simples.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    \- Cada grupo apresenta seu template de avaliação por rúbrica para a turma.

    \- Faça comentários e sugestões para cada template.


  6. Etapa 6 - Debate geral

    \- A turma realiza um debate geral sobre humanos influenciarem ou não nos fatores que definem o clima.

    \- Os alunos podem utilizar os templates de avaliação por rubrica para avaliar a participação dos colegas.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    \- Sintetise do debate e reforçe os principais pontos abordados.

    \- Os alunos são convidados a fazer uma reflexão sobre o aprendizado e a participação na atividade.

    Observação: É importante lembrar que a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico pode ser adaptada para diferentes temas e disciplinas, além de ser aplicada em turmas de diferentes níveis de ensino. Além disso, a utilização dos materiais pode ser uma forma criativa e desafiadora de engajar os alunos em atividades pedagógicas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Participação ativa no debate crítico e argumentação fundamentada.
  • Colaboração e respeito aos colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto com exemplos práticos e situações do cotidiano.
  • Orientar e estimular a participação dos alunos no debate crítico.
  • Elaborar um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e estudar sobre os fatores que influenciam o clima.
  • Participar ativamente do debate crítico e argumentar de forma fundamentada.
  • Colaborar com os colegas e respeitar diferentes pontos de vista.