Aula sobre Fatores Que Influenciam O Clima
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Plano de Aula:
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema "Fatores que influenciam o clima" e contextualize com exemplos práticos. Mostre locais extremos do mundo, como polos e desertos.\- Explicação do modelo de debate crítico e do template de avaliação por rubrica.
Etapa 2 - Pesquisa
\- Os alunos realizam uma pesquisa individual sobre os fatores que influenciam o clima.\- Disponibilizelivros, revistas, jornais ou outros materiais para a pesquisa.
Etapa 3 - Debate em grupo
\- Os alunos são divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.\- Cada grupo deve discutir e argumentar sobre humanos que influenciarem ou não nos fatores que definem clima, utilizando o modelo de debate crítico.
\- O professor orienta e estimula a participação dos alunos.
Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica
\- Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos para avaliar a participação dos colegas no debate. Aqui é muito importante que você guie os grupos, pois criar algo ainda aprendendo sobre o tema não é simples.Etapa 5 - Apresentação dos templates
\- Cada grupo apresenta seu template de avaliação por rúbrica para a turma.\- Faça comentários e sugestões para cada template.
Etapa 6 - Debate geral
\- A turma realiza um debate geral sobre humanos influenciarem ou não nos fatores que definem o clima.\- Os alunos podem utilizar os templates de avaliação por rubrica para avaliar a participação dos colegas.
Etapa 7 - Conclusão
\- Sintetise do debate e reforçe os principais pontos abordados.\- Os alunos são convidados a fazer uma reflexão sobre o aprendizado e a participação na atividade.
Observação: É importante lembrar que a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico pode ser adaptada para diferentes temas e disciplinas, além de ser aplicada em turmas de diferentes níveis de ensino. Além disso, a utilização dos materiais pode ser uma forma criativa e desafiadora de engajar os alunos em atividades pedagógicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
- Participação ativa no debate crítico e argumentação fundamentada.
- Colaboração e respeito aos colegas.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto com exemplos práticos e situações do cotidiano.
- Orientar e estimular a participação dos alunos no debate crítico.
- Elaborar um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.
Ações do aluno
- Pesquisar e estudar sobre os fatores que influenciam o clima.
- Participar ativamente do debate crítico e argumentar de forma fundamentada.
- Colaborar com os colegas e respeitar diferentes pontos de vista.