Aula sobre Fatores Que Influenciam O Clima
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O clima é um tema muito importante e presente em nossas vidas. Ele influencia diretamente nossas atividades diárias, desde o que vestimos até o que comemos. Nesta aula, vamos explorar os fatores que influenciam o clima e como eles podem ser medidos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema para os alunos e contextualizar a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.Etapa 2 - Organização dos grupos
Divida a turma em três grupos e explique como será a dinâmica da rotação por estações.Etapa 3 - Estação 1 - Medição da temperatura
Os alunos irão aprender como funciona termômetros por meio de um vídeo, a medir a temperatura e a relacionar a temperatura de clima. Eles também irão discutir como a temperatura pode influenciar o clima.Etapa 4 - Estação 2 - Medição da umidade
Os alunos irão aprender a medir a umidade do ar utilizando um higrômetro e a relacionar a umidade com o clima. Eles também irão discutir como a umidade pode influenciar o clima.Etapa 5 - Estação 3 - Medição da pressão atmosférica
Os alunos irão aprender a medir a pressão atmosférica utilizando um barômetro e a relacionar a pressão atmosférica com o clima. Eles também irão discutir como a pressão atmosférica pode influenciar o clima.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em seus grupos e discutirão as relações entre as variáveis medidas nas estações e como elas podem influenciar o clima.Etapa 7 - Plenária
Após os grupos apresentarem suas conclusões para a turma, faça um encerramento pontuando os principais pontos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar as variáveis medidas nas estações com o clima.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de relacionar as variáveis medidas nas estações com o clima.
- Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Demonstração de interesse e curiosidade pelo tema.
- Capacidade de refletir sobre a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
- Fazer um fechamento da aula e reforçar a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
- Refletir sobre a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.
- Apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.