Aula sobre Fatores Que Influenciam O Clima

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O clima é um tema muito importante e presente em nossas vidas. Ele influencia diretamente nossas atividades diárias, desde o que vestimos até o que comemos. Nesta aula, vamos explorar os fatores que influenciam o clima e como eles podem ser medidos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para os alunos e contextualizar a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a turma em três grupos e explique como será a dinâmica da rotação por estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Medição da temperatura

    Os alunos irão aprender como funciona termômetros por meio de um vídeo, a medir a temperatura e a relacionar a temperatura de clima. Eles também irão discutir como a temperatura pode influenciar o clima.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Medição da umidade

    Os alunos irão aprender a medir a umidade do ar utilizando um higrômetro e a relacionar a umidade com o clima. Eles também irão discutir como a umidade pode influenciar o clima.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Medição da pressão atmosférica

    Os alunos irão aprender a medir a pressão atmosférica utilizando um barômetro e a relacionar a pressão atmosférica com o clima. Eles também irão discutir como a pressão atmosférica pode influenciar o clima.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seus grupos e discutirão as relações entre as variáveis medidas nas estações e como elas podem influenciar o clima.

  7. Etapa 7 - Plenária

    Após os grupos apresentarem suas conclusões para a turma, faça um encerramento pontuando os principais pontos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar as variáveis medidas nas estações com o clima.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de relacionar as variáveis medidas nas estações com o clima.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Demonstração de interesse e curiosidade pelo tema.
  • Capacidade de refletir sobre a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer um fechamento da aula e reforçar a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
  • Refletir sobre a importância do estudo dos fatores que influenciam o clima.
  • Apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.