Aula sobre Fatores Que Influenciam O Clima

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por clima e tempo. Explique que o clima é a condição atmosférica média de uma região ao longo de um período de tempo, enquanto o tempo é a condição atmosférica em um momento específico. Em seguida, explique que, para entender o clima, é necessário conhecer os fatores que o influenciam.

Intencionalidades pedagógicas:

1\. Desenvolvimento da habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.

2\. Estímulo à pesquisa e à criatividade por meio da criação do mapa conceitual.

3\. Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo.


  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos deverão pesquisar em livros didáticos, enciclopédias ou outros materiais disponíveis na escola sobre os fatores que influenciam o clima. O professor deverá orientá-los a buscar informações sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica, correntes marítimas, relevo, vegetação e ação humana.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregar a cada grupo: uma cartolina, canetas coloridas, régua e lápis. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar que os alunos serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre os fatores que influenciam o clima.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Cada grupo deverá confeccionar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos Apresente os temas e subtópicos. Oriente os alunos a utilizarem cores diferentes para cada sub-ideia e a conectarem as ideias com setas para indicar a relação entre elas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação, fazendo perguntas e pedindo explicações sobre as sub-ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Simulação

    Proponha uma simulação na qual os alunos possam medir as variáveis que influenciam o clima. Por exemplo, os alunos poderão medir a temperatura e a umidade do ar em diferentes locais da escola, comparando os resultados e discutindo as possíveis causas das diferenças.

  6. Etapa 6 - Registro

    Os alunos deverão registrar a simulação em seus cadernos, fazendo anotações sobre as variáveis medidas e as possíveis relações entre elas.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Após as apresentações e amostragem, conduza uma discussão em grupo sobre os fatores que influenciam o clima. Os alunos deverão ser incentivados a fazer perguntas e a comentar sobre as informações apresentadas pelos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estímulo à pesquisa e à criatividade por meio da criação do mapa conceitual.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre os fatores que influenciam o clima.
  • Propor a simulação para medir as variáveis que influenciam o clima.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os fatores que influenciam o clima.
  • Criar um mapa conceitual sobre os fatores que influenciam o clima.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da simulação proposta pelo professor.