Aula sobre Fatorial De Um Numero

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que o fatorial de um número é um conceito importante na Matemática, utilizado em diversas áreas, como na probabilidade e na análise combinatória. Ele é representado pelo símbolo "!", e é definido como o produto de todos os números naturais positivos menores ou iguais ao número em questão. Por exemplo, o fatorial de 5 é 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de fatorial e sua definição, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor como o fatorial pode ser aplicado no cotidiano, identificando situações em que ele pode ser útil.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, compartilhando suas ideias e opiniões sobre como o fatorial pode ser aplicado em diferentes situações.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Disponibilize exercícios práticos para que os alunos possam aplicar o conceito de fatorial na resolução de problemas de probabilidade, utilizando o princípio multiplicativo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas para os exercícios propostos, compartilhando suas estratégias e aprendizados. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma situação cotidiana.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Peça para os alunos fazerem uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula de hoje, destacando os principais conceitos e como eles podem ser aplicados no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando o conceito de fatorial em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conceito de fatorial na resolução de problemas de probabilidade.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fatorial de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Propor exercícios práticos que permitam aos alunos aplicar o conceito de fatorial na resolução de problemas de probabilidade.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor como o fatorial pode ser aplicado no cotidiano.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Aplicar o conceito de fatorial na resolução de problemas de probabilidade.