Aula sobre Fatorial De Um Numero

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique para os alunos que o fatorial de um número é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em cálculos de probabilidade, estatística e análise combinatória. Por exemplo, ao jogar um dado, é possível calcular a probabilidade de obter um número específico utilizando o fatorial. Fale que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre o fatorial de um número e como utilizá-lo para calcular a probabilidade de eventos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre fatorial e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente aos alunos um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. O objetivo é incentivar os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula. ‘Check-in’ significa como os alunos chegam e ‘Check-out’ como os alunos saem.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregue uma lista de problemas envolvendo cálculos de probabilidade por meio do fatorial de um número. Os alunos devem trabalhar em grupo para resolver os problemas e registrar suas respostas no caderno. O objetivo é incentivar a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conteúdo. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a resolução dos problemas, promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos. Eles podem escrever os resultados em lousa para que todos tenham acesso antes da discussão. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o processo de resolução e identificar possíveis erros ou dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações em que o fatorial de um número pode ser utilizado além do cálculo de probabilidade. Os alunos devem registrar esses exemplos no caderno. Converse com os alunos para explorar sobre como cálculos de probabilidade por meio do fatorial de um número é aplicado nessas situações.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um ‘check-out’, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre fatorial e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa envolvendo cálculos de fatorial de um número, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o ‘check out’ trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o fatorial de um número.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Utilização correta do fatorial de um número para calcular a probabilidade de eventos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fatorial de um número e sua importância em cálculos de probabilidade.
  • Disponibilizar materiais de apoio para que os alunos possam pesquisar e aprender sobre o fatorial de um número.
  • Apresentar exemplos práticos de como utilizar o fatorial de um número para calcular a probabilidade de eventos.
  • Circular pela sala para auxiliar e dar feedbacks aos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Criar um _template_ de registro de aprendizagem com os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.
  • Pesquisar e aprender sobre o fatorial de um número utilizando os materiais de apoio disponibilizados pelo professor.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da resolução dos exercícios propostos.
  • Tirar dúvidas com o professor e com os colegas.
  • Continuar praticando o fatorial de um número em casa.